ID: 7502
Autoria:
Vania Dephyni Mazzuco, Ademar Dutra, Jacir Lenoir Casagrande.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 15, p. 87-108, Janeiro-Junho, 2012. 22 página(s).
Palavras-chave:
fidelização , Marketing de relacionamento , retenção de clientes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nos dias atuais, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, e os clientes estão cada vez mais exigentes em relação aos seus direitos, não basta apenas oferecer-lhes um produto ou serviço com qualidade. É primordial que as empresas tenham um diferencial capaz de mantê-las no mercado, e procedimentos adequados que possibilitem a fidelização de seus clientes. Assim, este artigo tem por objetivo identificar ações de marketing de relacionamento, fundamentais na percepção dos clientes internos, que contribuam com a satisfação e retenção dos alunos da Escola de Inglês Lexical, de Tubarão - SC. A pesquisa realizada é qualitativa, descritiva, na forma de um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas no período de 27 de setembro de 2010 a 4 de outubro de 2010 com todos os colaboradores da escola, para verificar quais os procedimentos realizados para a retenção de alunos e sugestões de ações de marketing de relacionamento que auxiliem nesse sentido. A pesquisa documental foi utilizada ao checar no sistema ERP quais os principais motivos para a desistência dos alunos no período de agosto de 2009 a agosto de 2010 e também quais os níveis de ensino que em ocorrem maior desistência. Como resultados desta pesquisa, destacam-se: (i) o nível de ensino I contempla o maior número de alunos desistentes; (ii) os principais motivos para a desistência são a falta de tempo, questões financeiras e encerramento de curso; e (iii) foram selecionadas treze ações de marketing de relacionamento de fácil aplicação e que não necessitam de muito investimento financeiro como sugestão de melhoria.