Marketing de relacionamento para retenção de alunos na escola de inglês Lexical Outros Idiomas

ID:
7502
Resumo:
Nos dias atuais, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, e os clientes estão cada vez mais exigentes em relação aos seus direitos, não basta apenas oferecer-lhes um produto ou serviço com qualidade. É primordial que as empresas tenham um diferencial  capaz de mantê-las no mercado, e procedimentos adequados que possibilitem a fidelização de seus clientes. Assim, este artigo tem por objetivo identificar ações de marketing de relacionamento, fundamentais na percepção dos clientes internos, que contribuam com a satisfação e retenção dos alunos da Escola de Inglês Lexical, de Tubarão - SC. A pesquisa realizada é qualitativa, descritiva, na forma de um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas no período de 27 de setembro de 2010 a 4 de outubro de 2010 com todos os colaboradores da escola, para verificar quais os procedimentos realizados para a retenção de alunos e sugestões de ações de marketing de relacionamento que auxiliem nesse sentido. A pesquisa documental foi utilizada ao checar no sistema ERP quais os principais motivos para a desistência dos alunos no período de agosto de 2009 a agosto de 2010 e também quais os níveis de ensino que em ocorrem maior desistência. Como resultados desta pesquisa, destacam-se: (i) o nível de ensino I contempla o maior número de alunos desistentes; (ii) os principais motivos para a desistência são a falta de tempo, questões financeiras e encerramento de curso; e (iii) foram selecionadas treze ações de marketing de relacionamento de fácil aplicação e que não necessitam de muito investimento financeiro como sugestão de melhoria.
Citação ABNT:
MAZZUCO, V. D.; DUTRA, A.; CASAGRANDE, J. L. Marketing de relacionamento para retenção de alunos na escola de inglês Lexical. Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 15, p. 87-108, 2012.
Citação APA:
Mazzuco, V. D., Dutra, A., & Casagrande, J. L. (2012). Marketing de relacionamento para retenção de alunos na escola de inglês Lexical. Revista Organizações em Contexto, 8(15), 87-108.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7502/marketing-de-relacionamento-para-retencao-de-alunos-na-escola-de-ingles-lexical/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
COBRA, Marcos. Serviços: Como construir valor para o cliente. São Paulo: Marcos Cobra, 2004.

CONNELLAN, Thomas K. Nos bastidores da Disney: os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversão do mundo. 22a. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DIAS, Sérgio Roberto (coord.). Gestão de marketing. 2a. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

FERREIRA, Sérgio; SGANZERLLA, Silvana. Conquistando o Consumidor: o marketingde relacionamento como vantagem competitiva das empresas. São Paulo: Gente, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GORDON, Ian. Marketingde relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologia para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1998.

GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento de serviços. 3a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

GUPTA, Sunil; LEHMANN, Donald. R. Gerenciando clientes como investimentos: o valor estratégico dos clientes a longo prazo. Porto Alegre: Bookman, 2006.

KARSAKLIAN, Eliane. Cyberm@rketing. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, P.; HAYES, T.; BLOOM, P. N. Marketingde Serviços Profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2a. ed. São Paulo: Manole, 2002.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 12a. ed. São Paulo: Pearson Education, 2006

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketingde serviços. 5a. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketinge gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MCKENNA, Regis. Marketingde relacionamento. 18a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

POSER, Denise von. Marketingde relacionamento: maior lucratividade para empresas vencedoras. São Paulo: Manole, 2005.

RAPP, Stan; COLLINS, Thomas L. O Novo Maximarketing: o guia clássico para adequar sua estratégia de propaganda, promoção e marketingna economia da informação. São Paulo: Makron Books, 1996.

RAUEN, Fábio José. Roteiros de investigação científica. Tubarão: Unisul, 2002.

STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil. Marketingde relacionamento. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

VAVRA, Terry G. Marketingde relacionamento: como manter a fidelidade de clientes através do Marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3a. ed. São Paulo: Atlas, 2000.