ID: 6145
Autoria:
Jorge Manuel Marques Simões.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 4, n. 1, p. 95-113, Janeiro-Março, 2008. 19 página(s).
Palavras-chave:
Ensino superior , Formas de transferência de conhecimento , Gestão do conhecimento , Obstáculos à transferência de conhecimento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo discute a transferência do conhecimento. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve várias actividades. No âmbito duma pesquisa sobre as actividades de gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, o artigo procede ainda a uma breve caracterização do sector objecto de estudo e analisa as formas de transferência e possíveis obstáculos à transferência do conhecimento, no ensino superior público em Portugal, mais concretamente nas organizações do ensino superior público vocacionadas para a formação na área científica de gestão e economia. No trabalho de investigação, foram desenvolvidos inquéritos por questionário (1.010), estruturados, tendo sido recepcionados e tratados 142. Os três principais resultados atingidos permitem concluir que, quanto à atitude da organização sobre a gestão do conhecimento, mais concretamente quanto à modalidade de formação entendida como a mais atractiva para o futuro da organização, será, no que se refere ao ensino politécnico, os cursos de graduação e, em relação ao ensino universitário, serão os cursos de formação pós-graduação sem grau e os cursos de mestrados. No que concerne a um outro objectivo da investigação, que se refere ao como a organização ultrapassa as dificuldades que enfrenta para a citada transferência, podemos concluir que os dois subsistemas de ensino superior referem a internet e outras tecnologias como já em uso na organização. Concluímos que, relativamente ao objectivo que visava identificar o que dificulta a citada transferência, identificámos que os factores são, por ordem de dificuldades impostas à transferência do conhecimento, a sociedade informal na organização, de seguida, os canais de comunicação e, finalmente, os recursos organizacionais.