Associação de modelos de sucesso profissional e gênero entre graduandos de Ciências Contábeis

ID:
14518
Resumo:
A literatura sobre os estereótipos aponta a questão do gênero como a mais importante. Este estudo se baseia na vertente de uma das três variáveis da teoria do sexismo, o estereótipo, e tem como objetivo geral investigar a existência de alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional na percepção de graduandos em Ciências Contábeis no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratório-quantitativa, adotando-se o foto-questionário, respondido por 768 graduandos: para cada modelo profissional descrito, foram apresentadas duas fotografias, sendo uma de cada gênero. Fez-se uso de testes estatísticos para comprovar a existência de alinhamento entre cada gênero e modelos específicos de sucesso profissional, num cenário envolvendo experiência profissional no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais, e na área acadêmica, compreendendo as atividades de ensino e de pesquisa. A maioria dos alunos pesquisados, de ambos os gêneros, identificou a atuação no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais como modelo de sucesso. A maior parte também apontou a atuação na área de ensino como o modelo profissional menos atraente. Os resultados revelaram um alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional, pois homens e mulheres, em sua maioria, indicaram modelos de sucesso do próprio gênero. Na referência cruzada dos dados, o percentual de mulheres que associaram figuras masculinas a modelos de sucesso foi superior ao de homens que associaram mulheres a modelos de sucesso. Concluiu-se que o sucesso é atribuído de forma mais significativa aos homens, pois homens e mulheres associaram modelos de sucesso ao gênero masculino, confirmando-se a escolha de modelos pela influência dos estereótipos, preconizada na teoria do sexismo.
Citação ABNT:
LUCA, M. M. M.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; CUNHA, J. V. A.; OTT, E. Associação de modelos de sucesso profissional e gênero entre graduandos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 4, n. 2, p. 263-284, 2011.
Citação APA:
Luca, M. M. M., Cornachione Junior, E. B., Cunha, J. V. A., & Ott, E. (2011). Associação de modelos de sucesso profissional e gênero entre graduandos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 4(2), 263-284.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/14518/associacao-de-modelos-de-sucesso-profissional-e-genero-entre-graduandos-de-ciencias-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BACHEN, C. M.; MCLOUGHLIN, M. M.; GARCIA, S. S. Assessing the role of gender in college students’ evaluations of faculty. Communication Education, n.48, p. 193-210, 1999.

BASOW, S. A. Student evaluations of college professors: When gender matters. Journal of Educational Psychology, n. 87, p. 656-665, 1995.

BELLODI, P. L. Vocação, profissão e personalidade: uma contribuição na área médica através do psicodiagnóstico de Rorschach. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 2, p. 269-273, 2006.

BROWN, L. S. Gender role analysis: a neglected component of psychological assessment. Psychotherapy, v. 23, p. 243-248. 1986.

BURNS, A. L.; MITCHELL, G.; OBRADOVICH, S. Of sex roles and strollers: female and male attention to toddlers at the zoo. Sex Roles, n. 20, p. 309-315, 1989.

CAPPELLE, M. C. A.; MELO, M. C. O. L.; BRITO, M. J. M. Relações de gênero e de poder: repensando o masculino e o feminino nas organizações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 2, n. 2, 2003.

CARVER, C. S.; SCHEIER, M. F. On the self-regulation of behavior. New York: Cambridge University Press, 1998.

CHUSMIR, L. H.; KOBERG, C. S.; STECHER, M. D. Self-confidence of managers in work and social situations: a look at gender differences. Sex Roles, v. 26, n. 11, p. 112, 1992.

COLE, J. Fair science: women in the scientific community. New York: Free Press, 1979.

CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.

DAMARIN, F. L. Accuracy and exaggeration in occupational stereotypes exemplified with clinical psychology. Journal of Vocational Behavior, n. 53, p. 1-14, 1998.

DEMPSEY, J. V.; TUCKER, S. A. Using photo-interviewing as tool for research and evaluation. In: ANNUAL CONVENTION OF THE ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY. Proceedings… 1991.

DEUTSCH, M.; GERARD, H. B. A study of normative and informational social influences upon individual judgement. Journal of Abnormal and Social Psychology, n. 51, p. 629-636, 1955.

EAGLY, A. H.; MAKHIJANI, M. G.; KLONSKI, B. G. Gender and the evaluations of leaders: a meta-analysis. Psychological Bulletin, n. 111,p. 3-22, 1992.

EAGLY, A. H. Sex differences in social behavior: a social-role interpretation. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1987.

EAGLY, A. H. Sex differences in social behavior: comparing social role theory and evolutionary psychology. The American Psychologist, n. 52, p. 1380-1383, 1997.

ELLIOTT, A. J.; HARACKIEWICZ, J. M. Approach and avoidance achievement goals and intrinsic motivation: a meditational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, n. 70, p. 461-475, 1996.

EXPÓSITO, F.; MOYA, M. C.; GLICK, P. Sexismo ambivalente: medición y correlatos. Revista de Psicologia Social, São Paulo, v. 13, p. 159-169, 1998.

FELDMAN, K. College students’ views of male and female college teachers: part II — evidence from students’ evaluations of their classroom teachers. Research in Higher Education, n. 34, p. 151-211, 1993.

FERREIRA, M. C. et al. Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3, p. 515-527, 2002.

FIÚZA, A. L. C. Mulheres nas políticas de desenvolvimento sustentável. In: BRUSCHINI, C.; PINTO, C. R. (Org.). Tempos e lugares de gênero. São Paulo: FCC/Editora n. 34, p. 87-118, 2001.

FORMIGA, N. S. Valores humanos e sexismo ambivalente. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19, n. 2, p. 381-396, 2007.

GALL, M. D.; GALL, J. P.; BORG, W. R. Educational research: an introduction. 7. ed. Boston: Allyn and Bacon, 2003.

GILBERT, L. A. Dimensions of same-gender student-faculty role-model relationships. Sex Roles, v. 12, n. 1/2, 1985.

GILBERT, L. A.; GALLESSICH, J.; EVANS, S. L. Sex of faculty role models and students' selfperceptions of competency. Sex Roles. n. 9, p. 597-608, 1993.

GOLDSTEIN, E. Effect of same-sex and cross-sex models on the subsequent academic productivity of scholars. American Psychologist, n. 34, p. 407-410, 1979.

GUTEK, B. A.; COHEN, A. G.; KONRAD, A. M. Predicting social-sexual behavior at work: a contact hypothesis. Academy of Management Journal, n. 33, StO-Sli. 1990.

HAMILTON, D. L.; SHERMAN, J. W. Stereotypes. In: WEYER JR., R. S.; SRULL, T. K. (Eds.), Handbook of social cognition, v. 2. Applications (2. ed., p. 1-68). Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.

HIGGINS, E. T. Beyond pleasure and pain. American Psychologist, v. 52, p. 1280-1300. 1997.

HILTON, J. L.; VON HIPPEL, W. Stereotypes. Annual Review of Psychology, n. 47, p. 237-271, 1996.

HOFFMAN, C. D. et al. A comparison of adult males' and females' interactions with girls and boys. Sex Roles, n. 11, p. 799-811, 1984.

IZQUIERDO, M. J. Uso y abuso del concepto de gênero. In: VILANOVA, M. (Org.). Pensar las diferencias. Barcelona: Universitat de Barcelona/ICD, 1994.

LOCKWOOD, P.; JORDAN, C. H.; KUNDA, Z. Motivation by positive or negative role models: regulatory focus determines who will best inspire us. Journal of Personality and Social Psychology, v. 83, n. 4, p. 854-864, 2002.

LOTT, B.; LOTT, A. J. ; FERNALD, J. L. Individual differences in distancing responses to women on a photo choice task. Sex Roles, v. 22, n. 1/2. 1990.

LOTT, B.; LOTT, A. J. Learning theory in contemporary social psychology. In: LINDZEY, G.; ARONSON, E. (Eds.). The Handbook of Social Psychology, v. II (3. ed.). New York: Random House, 1985.

MARKUS, H. Self-information and processing information about the self. Journal of Personality and Social Psychology, v. 35, n. 2, p. 63-78, 1977.

MELO, G. F. de; GIAVONI, A.; TRÓCCOLI, B. T. Estereótipos de gênero aplicados a mulheres atletas. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 20, n. 3, Dec. 2004. Disponível em: . Acesso em: 22 abr.2010.

MELO, M. C. O. L.; MAGESTE, G de S.; MENDES, E. L. Percursos da mulher no mundo do trabalho. In: CLADEA, 2006, Montpellier. Anais... 2006.

MISCHEL, W. Personality and assessment. New York: John Wiley, 1968.

PRINGLE, R. Feminist theory and the world of the social. Current Sociology, v. 45, p. 75-89, 1997.

RUBLE, D. N.; RUBLE, T. N. Sex stereotypes. In: MILLER, A. G. (Ed.), In the eye of the beholder: contemporary issues in stereotyping, p. New Yorker: Praeger, 1982. 188-252.

RUDMAN, L. A. Self-promotion as a risk factor for women: the costs and benefits of counterstereotypical impression management. Journal of Personality and Social Psychology, n. 74, p. 629-645, 1998.

SARBIN, T. R. Role theory. In: LINDZEY, G. (Ed.), Handbook of Social Psychology (v. I). Reading, MA: Addison-Wesley, 1954.

SCHNEER J. A.; REITMAN. F. Effects of employment gaps on the careers of MBA-S: more damaging for men than for women? Academy of Management Journal, n. 33, p. 391-406, 1990.

SEARS, S. R.; HENNESSEY, A. C. Students’ perceived closeness to professors: the effects of school, professor gender and student gender. Sex Roles, n. 35, p. 651658, 1996.

SELLTIZ, C. et al. Research methods in social relations. New York: Holt, Rinehart and Wanston, 1959.

SOUZA, R M B C de; MELO, M. C. O. L.; OLIVEIRA, M. C. S. M. Empreendedorismo na perspectiva das relações de gênero: perfil, características, desafios e satisfação de empreendedores de empresas de base tecnológica de Belo Horizonte. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD, 11., 2008, São Paulo. Anais Eletrônicos... São Paulo: FEA/USP, 2008. p. 1-11. Disponível em: . Acesso em: 22 abr.2010.

SPENCE, J. T.; HELMREICH, R.; DEAUX, K. Sex roles in contemporary American society. In: LINDZEY, G.; ARONSON, E. (Eds.), Handbook of Social Psychology, 1985.

STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. Tradução Mirna Pinsky. São Paulo: Contexto, 2007.

TIDBALL, M. E. Perspective on academic women and affirmative action. Educational Record, n. 54, p. 130-135, 1973.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VINNICOMBE, S.; SINGH, V. Sex role stereotyping and requisites of successful top managers. Women in Management Review, v. 17, n. 3/4, p. 120, 2002.

WYER, R. S.; CARLSTON, D. E. The cognitive representation of persons and events. In: R. S. Wyer, Jr. & T. K. Srull (Eds.), Handbook of Social Cognition, v. 1. Basic processes. 2. ed., p. 41-98. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.

ZUCKERMAN, H. Scientific elite: Nobel Laureates in the United States. Glencoe, IL: Free Press, 1977.