Título Inglês:
Strategy and innovation: analysis of R&D activities in the Brazilian electrical sector
Resumo:
As empresas do setor elétrico brasileiro (SEB), que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, são obrigadas por lei a realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este trabalho analisa a inserção dos projetos oriundos desses investimentos obrigatórios na estratégia empresarial, bem como as suas implicações para a inovação no setor e seus resultados. A coleta de dados primários foi realizada por meio de questionário respondido pelos gestores de P&D de aproximadamente 20% das empresas do setor. Os resultados indicam que os investimentos são orientados mais ao atendimento da obrigatoriedade legal do que à produção de impactos positivos para a sociedade ou de resultadosestratégicos para as organizações. Os projetos atendem a demandas internas das empresas e suas necessidades operacionais, dando pouca importância a fatores como melhoria do desempenho e geração de novos produtos, serviços ou negócios. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a inovação não está inserida na estratégia competitiva das empresas do setor.
Resumo Inglês:
The companies of the Brazilian electrical sector, which comprises the areas of electric power generation, transmission and distribution, are required by law to invest in R&D activities. This article analyzes the strategic insertion of the projects related to those mandatory investments, as well as their implications for innovation in the sector and its results. A questionnaire was used to collect primary data from R&D managers in approximately 20 percent of the companies in the sector. The findings indicate that R&D investments are driven more by the legal mandate than by the objectives of producing positive social impacts or strategic results for the organizations. The projects are geared toward internal demands and operational needs of the companies, and little importance is given to factors such as perfomance improvements or the creation of new products, services or businesses. The research findings allow us to conclude that innovation is not inserted in the competitive strategies of the sector.
Citação ABNT:
QUANDT, C. O.; SILVA JUNIOR, R. G.; PROCOPIUCK, M. Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no Setor Elétrico Brasileiro. Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, n. 2, p. 243-255, 2008.
Citação APA:
Quandt, C. O., Silva Junior, R. G., & Procopiuck, M. (2008). Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no Setor Elétrico Brasileiro. Revista Brasileira de Estratégia, 1(2), 243-255.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16888/estrategia-e-inovacao--analise-das-atividades-de-p-d-no-setor-eletrico-brasileiro/i/pt-br