A representação das palavras contabilidade, custos e investimento para os universitários e profissionais da área econômica/financeira Outros Idiomas

ID:
24179
Resumo:
Considera-se que os profissionais da área da Contabilidade e áreas afins devam compreender os termos empregados na área contábil como requisito necessário para o exercício profissional. Pretendeu-se verificar a visão dos estudantes da área e suas representações dos termos contabilidade, custos e investimento. A perspectiva teórico-metodológica, orientadora desta pesquisa, é a Teoria das Representações Sociais, podendo ser entendida como assertivas do senso comum que se elaboram coletivamente nas interações sociais, sujeito-sujeito e sujeito-grupo para dar conta da realidade. Foram coletados 566 depoimentos em diversas regiões do Brasil. Como resultado, verificou-se que não existe consenso na representação social dos termos estudados e se destacaram quatro classes de pensamento. Pode ser observado que os alunos de Contabilidade formavam um bloco que se polarizava à representação dos alunos de Administração e Marketing. Também se posicionam, distintamente, os alunos de primeiros e segundos anos de graduação em relação aos alunos de terceiros e quartos anos. Constatou-se que não existe consenso para os termos investigados. Esta análise tende a mostrar que o primeiro grupo demonstra relacionar os termos à gestão, enquanto o segundo ao operacional. O terceiro demonstra relacionamento ao método contábil e o quarto à fenomenologia contábil. Esses quatro aspectos estão contidos na epistemologia da contabilidade, mas aparecem valorizados de maneiras distintas para os grupos.
Citação ABNT:
PANHOCA, L.; NAKAGAWA, M.; ACCIOLY JR, H.; SILVA, O. M. P. A representação das palavras contabilidade, custos e investimento para os universitários e profissionais da área econômica/financeira. Revista Contabilidade & Finanças, v. 15, n. 35, p. 45-53, 2004.
Citação APA:
Panhoca, L., Nakagawa, M., Accioly Jr, H., & Silva, O. M. P. (2004). A representação das palavras contabilidade, custos e investimento para os universitários e profissionais da área econômica/financeira. Revista Contabilidade & Finanças, 15(35), 45-53.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/24179/a-representacao-das-palavras-contabilidade--custos-e-investimento-para-os-universitarios-e-profissionais-da-area-economica-financeira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português