O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação: um estudo de casos múltiplos Outros Idiomas

ID:
24249
Resumo:
Na era da informação e do conhecimento, a Tecnologia da Informação (TI) tem demonstrado ser cada vez mais uma importante área para as empresas. Por essa razão, o alinhamento da TI com a estratégia tem sido uma constante preocupação de cientistas e executivos. O Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como um instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Nesse contexto, com o objetivo de analisar os impactos da implantação do BSC nos fatores de alinhamento estratégico da TI com o negócio, sob a perspectiva dos gestores, realizou-se uma pesquisa exploratório-qualitativa, por meio de um estudo de casos múltiplos em empresas que implantaram o BSC e que possuem área de TI. As fontes de evidências foram: entrevistas focais, questionário semi-estruturado, documentos e observação direta. Os fatores do alinhamento da TI foram agrupados em quatro categorias: Social, Organizacional, Planejamento e Comportamental. Os resultados mostram que a implantação do BSC provoca mudanças gerenciais que influenciam nos fatores do alinhamento da TI das quatro categorias, transformando-os em fatores facilitadores do alinhamento e contribuindo positivamente para o alinhamento da TI com o negócio.
Citação ABNT:
GALAS, E. S.; PONTE, V. M. R. O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação: um estudo de casos múltiplos. Revista Contabilidade & Finanças, v. 17, n. 40, p. 37-51, 2006.
Citação APA:
Galas, E. S., & Ponte, V. M. R. (2006). O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação: um estudo de casos múltiplos. Revista Contabilidade & Finanças, 17(40), 37-51.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/24249/o-balanced-scorecard-e-o-alinhamento-estrategico-da-tecnologia-da-informacao--um-estudo-de-casos-multiplos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português