Análise do mercado de seguros no Brasil: uma visão do desempenho organizacional das seguradoras no ano de 2003 Outros Idiomas

ID:
24289
Resumo:
A análise de desempenho de uma organização é sempre algo passível de muitas discussões. Questionamentos sobre quais indicadores utilizar e como consolidá-los de forma a estabelecer um critério justo de avaliação de performance estão presentes em vários estudos e no dia-a-dia das empresas. É nesse sentido que se apresenta este trabalho: como uma proposta de modelagem desse problema, através da utilização da Análise por Envoltória de Dados (DEA). Busca-se um índice de performance relativa que seja capaz de conjugar indicadores financeiros de lucratividade e de risco na análise de desempenho organizacional. Em outras palavras, o índice década empresa é uma combinação integrada de vários vetores de desempenho e é função não só de sua performance, mas também do desempenho das outras empresas analisadas. Fizeram parte da amostra desta pesquisa seguradoras de quatro segmentos: 25 de automóveis, 10 de saúde, 13 de vida e previdência e 18 de coberturas diversas, que estavam em operação no Brasil em 2003, listadas no ranking da Revista Balanço Financeiro da Gazeta Mercantil (2004), acerca do desempenho das melhores seguradoras e outras instituições financeiras.
Citação ABNT:
MACEDO, M. A. S.; SILVA, F. F.; SANTOS, R. M. Análise do mercado de seguros no Brasil: uma visão do desempenho organizacional das seguradoras no ano de 2003. Revista Contabilidade & Finanças, v. 17, n. n.spe2, p. 88-100, 2006.
Citação APA:
Macedo, M. A. S., Silva, F. F., & Santos, R. M. (2006). Análise do mercado de seguros no Brasil: uma visão do desempenho organizacional das seguradoras no ano de 2003. Revista Contabilidade & Finanças, 17(n.spe2), 88-100.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/24289/analise-do-mercado-de-seguros-no-brasil--uma-visao-do-desempenho-organizacional-das-seguradoras-no-ano-de-2003/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português