Trabalho imaterial, controle rizomático e subjetividade no novo paradigma tecnológico Outros Idiomas

ID:
30029
Periódico:
Resumo:
O artigo relaciona trabalho imaterial e subjetividade a partir de modos de controle vigentes em uma instituição bancária portuguesa. Resulta de um estudo de caso cujos dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com empregados bancários e com representantes do setor, além de fontes documentais disponibilizadas pela empresa e por órgãos representantes do setor bancário em Portugal. Analisam-se dois modelos de gestão implementados pela instituição bancária, relacionados à noção de trabalho imaterial e aos mecanismos do novo paradigma tecnológico organizado em torno das tecnologias de informação. Os modelos de gestão potencializam modos de controle rizomático que produzem a existência individual e coletiva dos trabalhadores por meio de incessante “moldagem de si”. O controle rizomático instala-se pela sutileza, sedução, sofisticação e justificação, uma vez que a gestão do trabalho imaterial outorga margem de liberdade aos trabalhadores através da gestão de si compreendida como autocontrole. Do controle rizomático advém uma subjetividade padronizada e consentida.
Citação ABNT:
GRISCI, C. L. I.Trabalho imaterial, controle rizomático e subjetividade no novo paradigma tecnológico. RAE-eletrônica, v. 7, n. 1, art. 5, p. 1-23, 2008.
Citação APA:
Grisci, C. L. I.(2008). Trabalho imaterial, controle rizomático e subjetividade no novo paradigma tecnológico. RAE-eletrônica, 7(1), 1-23.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/30029/trabalho-imaterial--controle-rizomatico-e-subjetividade-no-novo-paradigma-tecnologico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português