Resumo:
Novas Tecnologias de Comunicação e Informação trazem possibilidades e questões ainda não exploradas a respeito da gestão do conhecimento nas organizações, tanto convencionais como virtuais. As tendências na direção de automação e virtualização devem ser consideradas sob seus aspectos estratégicos, tais como a obtenção de vantagem competitiva através do uso combinado destas tecnologias, a gestão de conhecimento e o aprendizado organizacional. Aspectos específicos relacionados às estratégias de geração, retenção e disseminação do conhecimento, das próprias organizações e respectivos colaboradores, assim como sua dinâmica e possíveis impactos sobre os resultados das empresas, consistem na preocupação central deste trabalho.
Resumo Inglês:
New Information and Communication Technologies bring along with them new possibilities and questions that have not yet been explored considering knowledge management in organizations, neither in the so called traditional (conventional) type of firms nor in virtual ones. The tendencies towards automation and virtualization shall be considered under their strategic aspects, such as competitive advantage gained through the combined use of such technologies, knowledge management and organizational learning. Specific aspects related to strategies about generation, retention e dissemination of knowledge, within the organizations and related collaborators and partners, as well as their dynamic and possible impacts about the firms’ results, consist the main concern of the present work.
Citação ABNT:
FRANCINI, W. S.A gestão do conhecimento: conectando estratégia e valor para a empresa. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, art. 14, p. 1-16, 2002.
Citação APA:
Francini, W. S.(2002). A gestão do conhecimento: conectando estratégia e valor para a empresa. RAE-eletrônica, 1(2), 1-16.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/30330/a-gestao-do-conhecimento--conectando-estrategia-e-valor-para-a-empresa/i/pt-br