Título Inglês:
Universities, society and the educating of managers: a necessary reflection
Resumo:
O papel da universidade no mundo moderno e no contexto atual de sociedade vem sendo discutido por diversos autores e sujeitos atuantes neste campo, primordialmente na área da Educação. A pressão das políticas estatais no sentido de uma aproximação da universidade com o mercado e as mudanças internas, tendo como base o padrão oriundo desse mercado, têm levantado questionamentos, que precisam ser discutidos. Estas discussões abrangem as mais diversas formações profissionais proporcionadas pela universidade; e o curso de Administração, historicamente construído com base em uma visão dominante da realidade social centrada no mercado, não pode se eximir deste processo de reflexão. Neste contexto, o objetivo deste artigo, um ensaio teórico, é refletir acerca da função da universidade na sua relação com a sociedade, especificamente acerca da formação do administrador, apontando os espaços onde o trabalho do administrador é pertinente e refletindo sobre o conhecimento disponível e disseminado sobre organizações e gestão, apontando os limites da concepção de organização predominante nos ensinamentos da administração. As conclusões apontam para a realidade de um curso fortemente alicerçado em uma visão hegemônica da área, voltado para o mercado, porém insuficiente para dar conta das necessidades dele. Subjacente a esta questão está a literatura utilizada na formação dos administradores no Brasil, a qual reforça a ausência de perspectiva crítica, quer pelo uso de manuais, quer pelo emprego da chamada literatura pop management.
Resumo Inglês:
The role of the university in the modern world and in the current context of society has been discussed by several authors and persons active in this field, mainly in the area of Education. The pressure exerted by state policies in forcing universities towards the market and the internal changes based on the resulting pattern have raised questions that must be addressed. These discussions cover all professional degrees offered by universities; whilst the Management course, historically based on a dominant view of a market-centric social reality, cannot be exempt from this thought process. Within this context, this paper, itself a theoretical essay, aims to reflect on the role of the university in its relationship with society: specifically the formation of the manager. It points out the places where the role is relevant and reflecting on the knowledge available regarding organizations and management, as well as the limits of the prevalent concept of organization in administration. Our findings indicate the reality of a course strongly rooted in a hegemonic vision of the field, focused on the market, yet unable to cater to its needs. Underlying this issue is the literature used for educating managers in Brazil that reinforces the lack of critical perspective, either through the use of manuals or that of so-called pop management literature.
Citação ABNT:
BARCELLOS, R. M. R.; DELLAGNELO, E. H. L.; SALIÉS, G. P. Universidade, sociedade e formação do administrador: uma reflexão necessária. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 4, p. 671-696, 2011.
Citação APA:
Barcellos, R. M. R., Dellagnelo, E. H. L., & Saliés, G. P. (2011). Universidade, sociedade e formação do administrador: uma reflexão necessária. Administração: Ensino e Pesquisa, 12(4), 671-696.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/31409/universidade--sociedade-e-formacao-do-administrador--uma-reflexao-necessaria/i/pt-br
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