Resumo:
As medidas para avaliar o desempenho financeiro das organizações, sustentar seu desenvolvimento e gerar a agregação de valor as suas ações aparecem como uma preocupação estratégica dentro de fundamentações teóricas e metodológicas da atualidade. Este estudo busca a verificação em quanto à adesão as práticas de Governança Corporativa pactuam positivamente no desempenho financeiro nas Sociedades de Capital do Setor Elétrico brasileiro? A hipótese testada foi a de que existe uma relação positiva entre a adoção de uma boa governança corporativa e o desempenho econômico das organizações do setor elétrico. Para tanto utilizou-se pesquisa a bibliográfica documental aplicadas a Governaça Coorporativa e a análises de indicadores financeiros, ROA, ROE e P/L. Posteriormente o levantamento das companhias do setor de energia elétrica listadas no Bovespa e a análise financeira das mesmas para a ação de relacionar seus resultados com as práticas da Governança Corporativa. Contudo, conclui-se a não visibilidade de evidências empíricas diante do instrumental da governança corporativa e sua influência no desempenho financeiro das organizações do setor elétrico inscritas na Bovespa que aderiram aos princípios de Governança Corporativa.
Citação ABNT:
DAROSI, G. C. M.Governança corporativa e desempenho financeiro nas sociedades de energia elétrica brasileira. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 2, p. 1-18, 2014.
Citação APA:
Darosi, G. C. M.(2014). Governança corporativa e desempenho financeiro nas sociedades de energia elétrica brasileira. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 4(2), 1-18.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36913/governanca-corporativa-e-desempenho-financeiro-nas-sociedades-de-energia-eletrica-brasileira/i/pt-br