Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas Outros Idiomas

ID:
39220
Resumo:
A alfabetização financeira auxilia os indivíduos em tomadas de decisões mais assertivas e eficientes no contexto monetário de suas vidas. Este estudo tem como eixo central desenvolver um modelo que explique o nível de alfabetização financeira dos indivíduos a partir de variáveis socioeconômicas e demográficas. A amostra consiste de 1.400 indivíduos residentes no Rio Grande do Sul e a análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada. Como indicador do nível de alfabetização financeira, adotou-se uma medida que contempla três construtos: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Foram estimados modelos logit e probit com as seguintes variáveis explicativas: gênero, estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, escolaridade do pai, escolaridade da mãe, renda própria e renda familiar. Os efeitos marginais (propensões incrementais) foram positivos e estatisticamente significantes aos níveis usuais para as variáveis: gênero (9,56%), escolaridade (2,54%), renda própria (6,32%) e renda familiar (3,73%). Os efeitos marginais (propensões incrementais) foram negativos e estatisticamente significante para a dummy dependentes (-7,51%), indicando que os indivíduos do gênero masculino que não possuem dependentes e têm maiores níveis de escolaridade e de rendas própria e familiar são os que apresentam maior propensão a pertencer ao grupo com alto nível de alfabetização financeira. Além disso, constatou-se que a maioria dos pesquisados (67,1%) foi classificada como tendo um baixo nível de alfabetização financeira. Tais conclusões ratificam a urgência e a necessidade de desenvolver ações efetivas para minimizar o problema do analfabetismo financeiro. De modo especial, sugere-se que os maiores esforços sejam empreendidos para atingir os indivíduos do gênero feminino, com dependentes e baixos níveis de escolaridade e renda. Tal estudo justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de um modelo que permita identificar o nível de alfabetização financeira dos brasileiros a partir de variáveis socioeconômicas e demográficas. Essa identificação pode ser útil, por exemplo, para auxiliar os diversos agentes econômicos na confecção de estratégias e produtos financeiros adequados ao perfil de seus clientes. Do ponto de vista governamental, pode permitir, por exemplo, identificar os grupos mais vulneráveis e, com isso, focar ações para melhoria do nível de alfabetização financeira desses grupos específicos.
Citação ABNT:
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, n. 69, p. 362-377, 2015.
Citação APA:
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., & Kirch, G. (2015). Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 362-377.
DOI:
10.1590/1808-057x201501040
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/39220/determinantes-da-alfabetizacao-financeira--analise-da-influencia-de-variaveis-socioeconomicas-e-demograficas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Agarwal, S.; Driscoll, J.; Gabaix, X.; Laibson, D. (2009). The age of reason: financial decisions over the lifecycle with implications for regulation. Brookings Papers on Economic Activity, v. 2, p. 51-117.

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211.

Amadeu, J. R. (2009). A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. Dissertação de mestrado, Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, SP, Brasil.

Atkinson, A.; Messy, F. (2012). Measuring financial literacy: results of the OECD /International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. Working Paper n° 15. OECD Publishing. Recuperado em 05 abril, 2013, de http://dx.doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en.

Brown, M.; Graf, R. (2013). Financial literacy and retirement planning in Switzerland. Numeracy, 6(2), art. 6. Recuperado em 10 abril, 2013, de http://scholarcommons.usf.edu/numeracy/vol6/ iss2/art6.

Calamato, M. P. (2010). Learning financial literacy in the family. Unpublished master’s thesis. The Faculty of the Department of Sociology, San José State University.

Chen, H.; Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. Recuperado em 13 abril, 2013, de http://www2.stetson.edu/fsr/abstracts/vol_7_num2_107.pdf.

Clarke, M. D.; Heaton, M. B.; Israelsen, C. L.; Eggett, D. L. (2005). The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 321-340.

Criddle, E. (2006). Financial literacy: goals and values, not just numbers. Alliance, v. 34, n. 4.

Delavande, A.; Rohwedder, S.; Willis, R. J. (2008). Preparation for retirement, financial literacy and cognitive resources. Working Paper n. 2008-190. Michigan Retirement Research Center. Recuperado em 25 abril, 2013, de http://www.mrrc.isr.umich.edu/publications/papers/pdf/wp190.pdf.

Dew, J. (2008). Debt change and marital satisfaction change in recently married couples. Family Relations, 57(1), 60-71.

Edwards, R.; Allen, M. W.; Hayhoe, C. R. (2007). Financial attitudes and family communication about students' finances: The role of sex differences. Communication Reports, 20(2), 90-100.

Fernandes, D.; Lynch, J. G.; Netemeyer, R. G. (2014). Financial literacy, financial education, and downstream financial behaviors. Management Science, 60(8), 1861-1883.

Flores, S. A. M.; Vieira, K. M.; Coronel, D. A. (2013). Influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento. Faces: Revista de Administração, 12(1), 13-35.

Gujarati, D. (2006). Econometria Básica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Hastings, J.; Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy: implications for retirement security and the financial marketplace. Oxford, UK: Oxford University Press.

Hung, A. A.; Parker, A. M.; Yoong, J. (2009). Defining and measuring financial literacy. Working Paper n. 708. Social Science Research Network, Santa Monica.

Huston, S. J. (2010). Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296-316.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Estados, censo demográfico 2010. Recuperado em 16 setembro, 2013, de http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=RS.

Johnson, E.; Sherraden, M.S. (2007). From financial literacy to financial capability among youth. Journal of Sociology and Social Welfare, 34(3), 119-146.

Jorgensen, B. L. (2007). Financial literacy of college students: parental and peer influences. Unpublished master’s thesis. Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, Virginia.

Kim, J.; Garman, E. T. (2004). Financial stress, pay satisfaction and workplace performance. Compensation Benefits Review, 36(1), 69-76.

Klapper, L.; Lusardi, A.; Panos, G. A. (2013). Financial literacy and its consequences: Evidence from Russia during the financial crisis. Journal of Banking & Finance, 37(10), 3904-3923.

Liao, T. F.; Cai, Y. (1995). Socialization life situations and genderrole attitudes regarding the family among white American women. Sociological Perspectives, 38(2), 241-260.

Lusardi, A.; Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, 10(4), 509-525.

Lusardi, A.; Mitchell, O. S. (2014). The economic importance of financial literacy: theory and evidence. Journal of Economic Literature, 52(1), 5-44.

Lusardi, A.; Wallace, D. (2013). Financial literacy and quantitative reasoning in the high school and college classroom. Numeracy, 6(2).

Mandell, L. (2008). Financial literacy of high schools students. Handbook of Consumer Finance Research, New York: Springer.

Mccormeck, M. H. (2009). The effectiveness of youth financial education: a review of the literature. Journal of Financial Counseling and Planning, 20(1), 70-83.

Monticone, C. (2010). How much does wealth matter in the acquisition of financial literacy? The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 403422.

Mottola, G. R. (2013). In our best interest: women, financial literacy, and credit card behavior. Numeracy, 6(2).

National Financial Capability Study (NFCS). (2013). Report of findings from the 2012. Financial Industry Regulatory Authority (FINRA). Recuperado em 30 abril, 2014, de http://www.usfinancialcapability.org/downloads/NFCS_2012 .

Norvilitis, J. M.; MacLean, M. G. (2010). The role of parents in college students’ financial behaviors and attitudes. Journal of Economic Psychology, 31(1), 55-63.

O’Neill, B.; Xiao, J. (2012). Financial behaviors before and after the financial crisis: evidence from an online survey. Journal of Financial Counseling and Planning, 23(1), 33-46.

Organisation for Economic Co-Operation and Development .OECD. (2013). Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. OECD Centre, Paris, France.

Pinto, M. B.; Parente, D. H.; Mansfield, P. M. (2005). Information learned from socialization agents: its relationship to credit card use. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 357-367.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Ceretta, P. S. (2013). Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa – RECADM, 12(3), 315-334.

Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Kirch, G. (2014). Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Anais do Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais, São Paulo, SP, Brasil, 01.

Remund, D. L. (2010). Financial literacy explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 276-295.

Research, R. M. (2003). Survey of adult financial literacy in Australia. ANZ Banking Group. Recuperado em 16 abril, 2013, de http://www.anz.com/Documents/AU/Aboutanz/AN_5654.

Robb, C. A.; Babiarz, P.; Woodyard, A. (2012). The demand for financial professionals’ advice: the role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, 21(4), 291-305.

Robb, C. A.; Sharpe, D. L. (2009). Effect of personal financial knowledge on college students’ credit card behavior. Journal of Financial Counseling and Planning, 20(1), 25-43.

Scheresberg, C. B. (2013). Financial literacy and financial behavior among young adults: evidence and implications. Numeracy, 6(2).

Sekita, S. (2011). Financial literacy and retirement planning in Japan. Journal of Pension Economics and Finance, 10(4), 637-656.

Servon, L. J.; Kaestner, R. (2008). Consumer financial literacy and the impact of online banking on the financial behavior of lower-income bank customers. Journal of Consumer Affairs, 42(2), 271-305.

Shim, S.; Barber, B. L.; Card, N. A.; Xiao, J. J.; Serido, J. (2010). Financial socialization of first-year college students: the roles of parents, work, and education. Journal of Youth and Adolescence, 39(12), 1457-1470.

Shockey, S. S. (2002). Low-wealth adults financial literacy. Money management behavior and associates factors, including critical thinking. Unpublished master’s thesis. University of Utah, United States.

StataCorp. (2013). Stata Base Reference Manual: Release 13. College Station, Texas: Stata Press.

Thaler, R. H. (2013). Financial literacy, beyond the classroom. October 5. The New York Times. Recuperado em 3 abril, 2015, de http://www.nytimes.com/2013/10/06/business/financial-literacybeyond-theclassroom.html?r=3&.

Van Rooij, M. C. J.; Lusardi, A.; Alessie, R. J. M. (2011). Financial literacy and retirement planning in the Netherlands. Journal of Economic Psychology, 32(4), 593-608.

World Bank (2014). Global financial development report: financial inclusion. Report. Recuperado em 5 abril, 2015, de http://siteresources.worldbank.org/EXTGLOBALFINREPORT/Resources/8816096-1361888425203/9062080-1364927957721/GFDR2014_Complete_Report.pdf.