Estratégias competitivas e desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico

ID:
39417
Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar em que medida as estratégias competitivas, de acordo com a tipologia de Miles e Snow, explicam o desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico. A amostra é composta por 39 empresas do setor de consumo não-cíclico, listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2013, que possuíam todos os dados necessários para a realização da pesquisa. Para a análise dos dados, foi aplicado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Concluise que as estratégias empresariais explicam em parte as medidas de desempenho econômico-financeiro das empresas analisadas, apresentando significância nos indicadores de rentabilidade do patrimônio líquido e liquidez corrente. As empresas que adotam estratégia prospectora, tendem a obter maior rentabilidade sobre o patrimônio líquido, e aquelas que adotam estratégia analítica podem apresentar melhor indicador de liquidez corrente. Por outro lado, as empresas com estratégia reativa tendem a apresentar desempenho inferior em relação à rentabilidade do patrimônio líquido e liquidez corrente. .
Citação ABNT:
PLETSCH, C. S.; MAGRO, C. B. D.; SILVA, A.; LAVARDA, C. E. F. Estratégias competitivas e desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 25, p. 16-30, 2015.
Citação APA:
Pletsch, C. S., Magro, C. B. D., Silva, A., & Lavarda, C. E. F. (2015). Estratégias competitivas e desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico. Revista de Contabilidade e Organizações, 9(25), 16-30.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.82709
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/39417/estrategias-competitivas-e-desempenho-economico-financeiro-de-empresas-brasileiras-do-setor-de-consumo-nao-ciclico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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