Planejamento da localização de um centro regional de medicamentos de alto custo

ID:
47834
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar a distribuição de medicamentos de alto custo, visando melhorar a qualidade da assistência médica hospitalar prestada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Analisando especificamente alguns medicamentos, constatou-se que a cada ano aumenta o número de substâncias à disposição da assistência médica, algumas com custos muito elevados. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, por ampliar os conhecimentos e promover uma discussão a respeito da logística de distribuição de medicamentos de alto risco na rede hospitalar da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Além da abordagem quantitativa e do procedimento histórico e comparativo, como técnica, foram utilizados pesquisa bibliográfica, entrevistas e um modelo matemático a partir da programação inteira, usando o “solver”, programa do Excel para testá-lo, inserindo dados como população e distância entre os municípios. Como resultado, obteve-se o município de Santa Rosa como a melhor localização para o centro regional de medicamentos de alto custo.
Citação ABNT:
EVANGELISTA, M. L. S.; ZUCATTO, L. C.; TOMASI, C.; MARTINS, E. Planejamento da localização de um centro regional de medicamentos de alto custo. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 8, n. 14, p. 1-17, 2008.
Citação APA:
Evangelista, M. L. S., Zucatto, L. C., Tomasi, C., & Martins, E. (2008). Planejamento da localização de um centro regional de medicamentos de alto custo. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 8(14), 1-17.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/47834/planejamento-da-localizacao-de-um-centro-regional-de-medicamentos-de-alto-custo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português