Título Inglês:
Pricing and Cost Analysis in an Institutional Tourist Complex
Resumo:
O presente trabalho aborda o tema métodos de custeio aplicado a serviços turísticos. A exploração de serviços de turismo envolve uma diversidade de custos, tanto de forma direta, quanto indireta. Diante da situação apontada, o artigo busca responder a seguinte questão de pesquisa: os preços praticados atualmente, para os diferentes passeios disponíveis, são suficientes, do ponto de vista econômico? Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante fontes documentais, entrevistas e observações. Foi identificado que no cenário analisado, considerando os preços de venda integral dos ingressos, um único passeio não apresentou coerência com o custo unitário, mostrando-se economicamente inviável. Já no cenário considerando os preços médios de venda, dois passeios demonstraram-se economicamente inviáveis. Os demais passeios apresentam coerência entre o custo e o preço de venda dos ingressos, seja ele o preço total (praticado no dia a dia) ou o preço médio (obtido através da receita total do passeio divido pelo número de visitantes).
Resumo Inglês:
This paper addresses the topic of costing methods applied to tourist services. The exploitation of tourism services involves a diversity of costs, both directly and indirectly. Given the situation pointed out, the article seeks to answer the following research question: are the prices currently practiced, for the different tours available, sufficient from an economic point of view? It is an exploratory and descriptive research, of the case study type, adopting a qualitative and quantitative approach. Data collection was carried out through documentary sources, interviews and observations. It was identified that in the analyzed scenario, considering the prices of full sale of tickets, a single tour was not consistent with the unit cost, proving to be economically unfeasible. In the scenario considering the average sales prices, two tours proved to be economically unfeasible. The other tours have consistency between the cost and the sale price of the tickets, be it the total price (practiced on a daily basis) or the average price (obtained from the total revenue of the tour divided by the number of visitors).
Citação ABNT:
ESTEVAM, M. K.; BARBOSA, F. P.; PINZAN, P. A.; SERAFIM JR., V.; BESEN, F. G. Precificação e Análise de Custos em um Complexo Turístico Institucional. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 20, n. 46, p. 55-69, 2020.
Citação APA:
Estevam, M. K., Barbosa, F. P., Pinzan, P. A., Serafim Jr., V., & Besen, F. G. (2020). Precificação e Análise de Custos em um Complexo Turístico Institucional. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 20(46), 55-69.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/59801/precificacao-e-analise-de-custos-em-um-complexo-turistico-institucional/i/pt-br
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