Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). (2016). Decisão de investimento envolve conflito entre prazer imediato e poupança. Recuperado de http://www.anbima.com.br/en_us/pt_br/noticias/decisao-de-investimento-envolve-conflito-entre-prazer-imediato-e-poupanca.htm.
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). (2018a). Mais da metade dos brasileiros não poupa para a aposentadoria e espera contar com os recursos da previdência social. Recuperado de http://www.anbima.com.br/pt_br/imprensa/mais-da-metade-dos-brasileiros-nao-poupa-para-a-aposentadoria-e-espera-contar-com-os-recursos-da-previdencia-social.htm.
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). (2018b). Raio X do investidor: brasileiro não se prepara para a aposentadoria. Recuperado de http://www.anbima.com.br/pt_br/noticias/raio-x-do-investidor-brasileiro-nao-se-prepara-para-a-aposentadoria.htm
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). (2019a). Código Anbima de regulação e melhores práticas para distribuição de produtos de investimento. Recuperado de https://www.anbima.com.br/data/files/1B/E6/9B/3D/3F37061065B41706A8A80AC2/Codigo-de-Distribuicao-de-Produtos-de-Investimento-Audiencia-Publica.pdf.
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). (2019b). Consolidado mensal – estatítica de varejo. Recuperado de http://www.anbima.com.br/pt_br/informar/estatisticas/varejo-private-e-gestores-de-patrimonio/varejo-consolidado-mensal.htm.
Biernacki, P., & Waldorf, D. (1981). Snowball Sampling: Problems and Techniques of Chain Referral Sampling. Sociological Methods & Research, 10(2), pp. 141-163.
BlackRock. (2019). iShares Ibovespa Fundo de Índice. Recuperado de https://www.blackrock.com/br/products/251816/ishares-ibovespa-fundo-de-ndice-fund.
Bobak, M., & Gjonca, A. (2001). The seasonality of live birth is strongly influenced by socio-demographic factors. Human Reproduction, 16(7), pp. 1512-1517.
Bolsa, Brasil, Balcão (B3). (2019). B3 lança pesquisa “Ecossistema do Investidor Brasileiro”. Recuperado de http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/relacionamento.htm.
Chagas, E. F. (2016). Módulo 5: análise multivariada no SPSS. Marília, SP: Unesp.
Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (2013). Intrução nº 539. Recuperado de http://www.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst539.html.
Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (2014). Instrução nº 555. Recuperado de http://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst555.html.
Creswell, J. W. (2007). Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2ª ed.). (L. d. Rocha, Trad.) Porto Alegre, RS: Aritmed.
Diacon, S., & Ennew, C. (2001). Consumer perceptions of financial risk. Geneva Papers on Risk and Insurance – Issues and Practice, 26(3), 389-409.
Diacon, S., & Hasseldine, J. (2007). Framing effects and risk perception: The effect of prior performance presentation format on investment fund choice. Journal of Economic Psychology, 28(1), 31-52.
Dickert-Conlin, S., & Chandra, A. (1999). Taxes and the timing of births. Journal of Political Economy, 107(1), 161-177.
Ganzach, Y. (2000). Judging risk and return of financial assets. Organization Behavior and Human Decision Processes, 83(2), 353-370.
Gentile, M., Linciano, N., Lucarelli, C., & Soccorso, P. (2015). Financial disclosure, risk perception and investment choices. Evidence from a consumer testing exercise, Research Papers, 82.
Goeking, W. (2018). 85% dos brasileiros ainda estão na poupança, mas juro menor leva investidores para fundos. InfoMoney. Recuperado de https://www.infomoney.com.br/onde-investir/poupanca/noticia/7281813/85-dos-brasileiros-ainda-estao-na-poupanca-mas-juro-menor-leva-investidores-para-fundos
Griffin, D., & Tversky, A. (1992). The weighing of evidence and the determinants of confidence. Cognitive Psychology, 24(3), 411-435.
Haandrikman, K. (2004). Seasonality of births in the Netherlands: Changing patterns due to conscious planning. In Annual Meeting of the Population Association of America (pp. 1-17). Boston, MA.
Jordan, J., & Kaas, K. P. (2002). Advertising in the mutual fund business: The role of judgemental heuristics in private investors’ evaluation of risk and return. Journal of Financial Services Marketing, 7(2), 129-140.
Kahneman, D. (1999). Objective happiness. Well-being: The Foundations of Hedonic Psychology, 3(25), 1-23.
Kahneman, D. (2012). Rápido e devagar: duas formas de pensar. (C. A. Leite, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Objetiva.
Kahneman, D., & Tversky, A. (1979). Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica, 47(2), 263-291.
Kaufmann, C., Weber, M., & Haisley, E. (2013). The role of experience sampling and graphical displays on one’s investment risk appetite. Management Science, 59(2), 323-340.
Mitchell, O. S., & Utkus, S. P. (2004). Pension design and structure: New lessons from behavioral finance. Oxford: Oxford University Press.
Mukerjee, R., & Wu, C.-F. (2011). A modern theory of factorial designs. New York, NY: Springer.
Mullainathan, S., & Thaler, R. H. (2000). Behavioral economics. NBER Working Paper Series (7948).
Mussweiler, T., & Schneller, K. (2003). “What goes up must come down” – How charts influence decisions to buy and sell stocks. The Journal of Behavioral Finance, 4(3), 121-130.
Park, E., Cho, M., & Ki, C.-S. (2009). Correct use of repeated measures analysis of variance. Korean Journal of Laboratory Medicine, 29(1), 1-9.
Pinheiro, R. P. (2008). Educação financeira e previdenciária, a nova fronteira dos fundos de pensão. In A. Reis (Org.), Fundos de pensão e mercado de capitais. São Paulo: Peixoto Neto.
Polasek, O., Koleie, I., Vorko-Jovié, A., Kern, J., & Rudan, I. (2005). Seasonality of births in Croatia. Collegium Antropologicum, 29(1), 249-255.
Savoia, J. F., Saito, A. T., & Santana, F. A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, 41(6), 1121-1141. Silva, J. T., Barbosa, P. D., Teixeira, L. A., & Reis Neto, M. T. (2010). Comportamentos relacionados à decisão de compra de papéis Bovespa: a inflência do message framing no pequeno investidor mineiro. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, 3(2), 118-139. Singh, J., & Sirdeshmukh, D. (2000). Agency and trust mechanisms in consumer satisfaction and loyalty judgments. Journal of the Academy of Marketing Science, 28, 150-167.
Sun, Y., Li, S., & Bonini, N. (2010). Attribute salience in graphical representations affects evaluation. Judgement and Decision Making, 5(3), 151-158.
Thaler, R. H., & Benartzi, S. (2007). The behavioral economics of retirement savings behavior. Washington, DC: AARP.
Tversky, A., & Kahneman, D. (1981). The framing of decisions and the psychology of choice. Science, 211, 453-458.
Tversky, A., & Kahneman, D. (1984). Choice, values and frames. The American Psychologist, 39(4), 341-350.
Vinnuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44), 203-220.
Vrecko, D., Klos, A., & Langer, T. (2009). The impact of presentations format and self-reported risk aversion on revealed skewness preferences. Decision Analysis, 6(2), 57-74.
Weber, E. U., Siebenmorgen, N., & Weber, M. (2005). Communicating asset risk: How name recognition and the format of historic volatility information affect risk perception and investment decisions. Risk Analysis, 25(3), 597-609.