Índices de Risco Sistêmico para o Setor Bancário Outros Idiomas

ID:
6343
Resumo:
Os vultosos custos econômicos e sociais resultantes de crises financeiras têm conduzido os esforços de organismos internacionais e autoridades de supervisão para pesquisas sobre o risco sistêmico. O objetivo tem sido buscar características comuns que possam prever a proximidade das crises. Na mesma linha, este estudo visou desenvolver índices de risco sistêmico (IRS), formados por variáveis contábeis e de riscos, capazes de mensurar o nível de risco sistêmico no setor bancário. A regressão logística revelou a existência de indicadores com significância estatística na segregação dos sistemas bancários pelo nível de risco, especialmente aqueles relacionados com a qualidade dos créditos, os resultados e a taxa de juros. Os indicadores identificados como mais relevantes são: a volatilidade da inadimplência, da rentabilidade e da taxa de juros, e a média da rentabilidade e do risco de crédito. Além disso, a comparação da evolução dos indicadore com as crises ocorridas demonstrou a eficácia dos IRS na mensuração do risco nas crises bancárias sistêmicas.
Citação ABNT:
CAPELLETTO, L. R.; CORRAR, L. J. Índices de Risco Sistêmico para o Setor Bancário. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 47, art. 2, p. 6-18, 2008.
Citação APA:
Capelletto, L. R., & Corrar, L. J. (2008). Índices de Risco Sistêmico para o Setor Bancário. Revista Contabilidade & Finanças, 19(47), 6-18.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6343/indices-de-risco-sistemico-para-o-setor-bancario/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português