A interiorização da substituição de um sistema de Contabilidade Gerencial em pequenas empresas Outros Idiomas

ID:
6388
Resumo:
A finalidade deste trabalho é analisar o processo de interiorização da substituição de um sistema de contabilidade gerencial (SCG) em pequenas empresas (PME), e examinar como as caracteristicas deste processo afetam sua institucionalização. Para este fim, foi adotada a perspectiva analítica da Teoria Institucional (TI), mais especificamente sua vertente denominada Velha Economia Institucional (VEI). O objetivo do estudio é identificar os fatores de interiorização que influenciam a institucionalização da mudança de um SCG em PME. Assim, foi realizado um estudo de caso em um pequena empresa do setor mobiliária no período de abril a junho de 2007. A análise das evidências empíricas indica que os fatores de interiorização que influenciaram positivamente a institucionalização do SCG foram os conhecimentos e habilidades dos agentes envolvidos na mudança, os recursos de informática, a formação do pessoal, a baixa participação de especialistas externos em SCG, o sistema de incentivos aos funcionários, as relações de confiança, o processo de planejamento e o envolvimento do pessoal.
Citação ABNT:
LAVARDA, C. E. F.; FELIU, V. M. R.; PALANCA, M. B. La Interiorización del cambio de un sistema Contable de Gestión en la pequeña empresa. Revista Contabilidade & Finanças, v. 20, n. 51, art. 7, p. 101-115, 2009.
Citação APA:
Lavarda, C. E. F., Feliu, V. M. R., & Palanca, M. B. (2009). La Interiorización del cambio de un sistema Contable de Gestión en la pequeña empresa. Revista Contabilidade & Finanças, 20(51), 101-115.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6388/a-interiorizacao-da-substituicao-de-um-sistema-de-contabilidade-gerencial-em-pequenas-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol