Transparência e accountability: análise dos indicadores de gestão dos institutos federais de educação Outros Idiomas

ID:
65624
Resumo:
Objetivo: compreender se os indicadores de gestão dos Institutos Federais de Educação contêm o nível de transparência necessário para serem considerados instrumento para promoção de accountability da burocracia ou apenas caracteriza o cumprimento de formalidade legal. Método: abordagem qualitativa do problema, as informações foram coletadas dos indicadores de gestão instituídos pelo Tribunal Contas da União e contidos nos Relatórios de Gestão anuais e consolidados dos Institutos Federais de Educação – IFE’s. Período de 2013 a 2017, busca realizada no endereço eletrônico dos participantes. Originalidade/Relevância: pesquisas relacionadas aos Relatórios de Gestão ainda são limitadas na visão de Zorzal (2015). Estudos relacionados ao tema não possuíam como escopo os indicadores de gestão apresentados pelos Institutos Federais de Educação. Resultados: os indicadores de gestão solicitados pelo TCU não estão conexos ao processo de tomada de decisão dos IFE’s, sendo percebido formalismo na apresentação. Contribuições teóricas/metodológicas: amplia-se a discussão a respeito dos controles para preservação da democracia representativa, da transparência da informação, com atenção aos atributos da visibilidade, da capacidade de inferência e accountability.
Citação ABNT:
RIGONI, B. O. P.; GONZAGA, R. P.; ZUCCOLOTTO, R. Transparency and accountability: analysis of management indicators of federal education institutes. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 24, n. 3, p. 406-421, 2021.
Citação APA:
Rigoni, B. O. P., Gonzaga, R. P., & Zuccolotto, R. (2021). Transparency and accountability: analysis of management indicators of federal education institutes. Contabilidade, Gestão e Governança, 24(3), 406-421.
DOI:
http://dx.doi.org/10.51341/1984-3925_2021v24n3a9
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65624/transparencia-e-accountability--analise-dos-indicadores-de-gestao-dos-institutos-federais-de-educacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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