Expandir ou proteger a marca: dilemas estratégicos sobre o crescimento da Kopenhagen Outros Idiomas

ID:
66387
Resumo:
A Kopenhagen é uma marca brasileira de chocolate fino fundada em 1928 com sede na cidade de São Paulo. Desde 2020 é presidida por Renata Vichi, executiva que está há 22 anos na companhia e tem o desafio de manter a prosperidade do negócio. Com o olhar para o futuro a CEO busca incrementar as vendas e obter vantagem competitiva, e enfrenta o dilema de definir alternativas de crescimento para a preservação do legado da empresa. Para Renata esta indecisão gera preocupação e é necessário um plano de negócios que empurre o avanço e a dúvida de conciliar as opções de desenvolvimento da Kopenhagen, através das avenidas de crescimento de dobrar o número de lojas, aumentar as vendas das lojas físicas e investir no canal digital. Este caso de ensino de ensino é recomendado para discutir o conceito de ambidestria. A aplicação deste caso de ensino é recomenda para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas de estratégia e inovação.
Citação ABNT:
SARFATI, G.; BARRETO, C. F. Expandir ou proteger a marca: dilemas estratégicos sobre o crescimento da Kopenhagen . Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 558-586, 2021.
Citação APA:
Sarfati, G., & Barreto, C. F. (2021). Expandir ou proteger a marca: dilemas estratégicos sobre o crescimento da Kopenhagen . Administração: Ensino e Pesquisa, 22(3), 558-586.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2078
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/66387/expandir-ou-proteger-a-marca--dilemas-estrategicos-sobre-o-crescimento-da-kopenhagen-/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
ACEVEDO, Juan; DÍAZ-MOLINA, Iván. Exploration and exploitation in Latin American firms: The Determinants of organizational ambidexterity and the country effect. Journal of technology management & innovation, v. 14, n. 4, p. 6-16, 2019.

ANDRIOPOULOS, Constantine; LEWIS, Marianne W. Exploitation-exploration tensions and organizational ambidexterity: Managing paradoxes of innovation. Organization science, v. 20, n. 4, p. 696-717, 2009.

BADRINARAYANAN, Vishag et al. Transference and congruence effects on purchase intentions in online stores of multi-channel retailers: initial evidence from the US and South Korea. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 40, n. 4, p. 539-557, 2012.

BAEK, Eunsoo et al. Understanding the virtual tours of retail stores: how can store brand experience promote visit intentions?. International Journal of Retail & Distribution Management, 2020.

DE MASSIS, Alfredo et al. Innovation through tradition: Lessons from innovative family businesses and directions for future research. Academy of management Perspectives, v. 30, n. 1, p. 93-116, 2016.

GOEL, Sanjay; JONES III, Raymond J. Entrepreneurial exploration and exploitation in family business: A systematic review and future directions. Family Business Review, v. 29, n. 1, p. 94-120, 2016.

GÜTTEL, Wolfgang H.; KONLECHNER, Stefan W.; TREDE, Julia K. Standardized individuality versus individualized standardization: the role of the context in structurally ambidextrous organizations. Review of Managerial Science, v. 9, n. 2, p. 261-284, 2015.

KISS, Andreea N. et al. CEO cognitive flexibility, information search, and organizational ambidexterity. Strategic Management Journal, v. 41, n. 12, p. 2200-2233, 2020.

LIS, Andrzej et al. THE CONCEPT OF THE AMBIDEXTROUS ORGANIZATION: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. International Journal of Contemporary Management, v. 17, n. 1, 2018.

MARCH, James G. Exploration and exploitation in organizational learning. Organization science, v. 2, n. 1, p. 71-87, 1991.

O’REILLY III, Charles A.; TUSHMAN, Michael L. Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator’s dilemma. Research in organizational behavior, v. 28, p. 185-206, 2008.

RAISCH, Sebastian; BIRKINSHAW, Julian. Organizational ambidexterity: Antecedents, outcomes, and moderators. Journal of management, v. 34, n. 3, p. 375-409, 2008.

TURNER, Neil; SWART, Juani; MAYLOR, Harvey. Mechanisms for managing ambidexterity: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, v. 15, n. 3, p. 317-332, 2013.

WANG, Kitty; GOLDFARB, Avi. Can offline stores drive online sales?. Journal of Marketing Research, v. 54, n. 5, p. 706-719, 2017