Title Portuguese:
Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior
Abstract:
The objective of this research was to identify what beliefs/values and interests have influenced the strategies of the then Curitiba Unit of Cefet-PR, given the political shifts in
the Brazilian professional education in the period 1996 to 2005. The method used in the work was the simple case study, and the secondary data were obtained by consulting the various documents and primary by direct observation and semi-structured interviews with leaders of strategic and tactical levels of the organization. The data analysis employed descriptive and qualitative procedures and analysis of congruence was made between the two groups investigated, which was aided by quantitative analysis to define the relative degree of importance of items on variables identified for each one of the groups. The results showed that beliefs/values and interests of greatest relative influenced strategies considered of greater relative importance in the groups. On the other hand, beliefs/values and interests of minor relative importance influenced strategies with this degree of importance. It was observed that differences exist between the importance given by both groups of managers with respect to variables identified, explaining the different positions in front of the same environmental pressures.
Abstract Portuguese:
O objetivo desta pesquisa é identificar quais crenças/valores e interesses influenciaram as estratégias da então Unidade de Curitiba do Cefet-PR, diante das mudanças na política da educação profissional brasileira, no período de 1996 a 2005. O trabalho utilizou como método o estudo de caso simples, sendo que os dados secundários foram obtidos por meio de consulta a documentos diversos e os primários mediante observação direta e entrevistas semiestruturadas com os dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização. A análise dos dados empregou procedimentos descritivo-qualitativos, mediante análise de congruência entre os dois grupos investigados, que contou com o auxílio de análise quantitativa para definir o grau de importância relativo dos itens das variáveis identificadas para cada um dos grupos. Os resultados obtidos permitiram concluir que crenças/valores e interesses de maior importância relativa influenciaram estratégias consideradas de maior importância relativa pelos grupos. E, por outro lado, crenças/valores e interesses de menor importância relativa influenciaram estratégias com esse grau de importância. Ficou caracterizado que existem diferenças entre a importância atribuída pelos dois grupos de dirigentes com relação às variáveis identificadas, explicando os diferentes posicionamentos diante das mesmas pressões ambientais.
ABNT Citation:
JACOMETTI, M.Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior. Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 15, p. 137-160, 2012.
APA Citation:
Jacometti, M.(2012). Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior. Revista Organizações em Contexto, 8(15), 137-160.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7504/organizational-culture-and-interests-on-definition-of-strategies--the-case-of-higher-education-institution/i/en
References:
APRESENTAÇÃO. Síntese histórica do Campus Curitiba. Disponível em:
Acesso em: 25 jan.2011.
ARAÚJO, L.; EASTON, G. Strategy: Where is the pattern? Organization, v. 3, n. 3, p. 361-383, 1996.
BALDRIDGE, J. V.; CURTIS, D. V.; ECKER, G.; RILEY, G. L. Estructuración de políticas y liderazgo efectivo en la educación superior. México: Noema Editores S.A., 1982.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 27.839, 23 dez. 1996.
CEFET EM REVISTA. Curitiba: Divisão de Recursos Didáticos do Cefet-PR, 1998. Especial.
CHAFFEE, E. E.; TIERNEY, W. G. Collegiate culture and leadership strategies. New York: American Council on Education and Macmillan Publishing Company, 1988.
CHANDLER, A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the American industrial enterprise. Cambridge: MIT Press, 1962.
CRUBELLATE, J. M.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Mudança ambiental e adaptação organizacional: estudo comparativo de casos departamentais na UEM. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 5, n. 13, p. 37-60, set./dez., 1998.
ENZ, C. A. The role of value congruity in intraorganizational power. Administrative Science Quarterly, v. 33, p. 284-304, 1988.
GIDDENS, A. Novas regras do método sociológico: uma crítica positiva das sociologias compreensivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Paradigms, controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN Y. S. The Sage handbook of qualitative research. 3a. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, p. 191-216, 2005.
HARDY, C.; FACHIN, R. Gestão estratégica na universidade brasileira: teoria e casos. 2a. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
HATCH, M. J. Organization theory: modern, symbolic and postmodern perspectives. 2a. ed. New York: Oxford University Press, 2006.
HININGS, C. R.; GREENWOOD, R. The dynamics of strategic change. Oxford: Basil Blackwell, 1988.
KARPIC, L. Sociologie, economie, politique et but des organizations de production. Revue Française de Sociologie, v. 13, p. 299-324, 1972.
MACHADO-DA-SILVA, C. L. Competitividade organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica. Organizações e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 97-114, 1996.
MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S. Configuração estrutural da indústria calçadista de Novo Hamburgo. In: FENSTERSEIFER, J. E. (org.). O complexo calçadista em perspectiva: tecnologia e competitividade. Porto Alegre: Ortiz, p. 217-242, 1995.
MACHADO-DA-SILVA, C. L. Modelos burocráticos e políticas e estrutura organizacional de universidades. Temas de administração universitária – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Administração NUPEAU, Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, p. 78-90, 1991.
MEYERSON, D.; MARTIN, J. Cultural change: an integration of three different views. Journal of Management Studies, v. 24, n. 6, p. 623-647, 1987.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
PETTIGREW, A. M. A cultura das organizações é administrável? In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Coord.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1989.
PROVIS, C. Unitarianism, pluralism, interests and values. British Journal of Industrial Relations, v. 34, n. 4, p. 473-495, 1996.
RANSON, S.; HININGS, C. R.; GREENWOOD, R. The structuring of organizational structures. Administrative Science Quarterly, v. 25, n. 1, p. 01-17, 1980.
RODRIGUES, S. B. O chefinho, o telefone e o bode: autoritarismo e mudança cultural no setor de telecomunicações. Belo Horizonte, 1991. Tese (Livre Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais.
RODRIGUES, S. B. Processo decisório em universidades: Teoria III. Revista de Administração Pública, v. 19, n. 4, out./dez. 1985, p. 60-75.
SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 4a. ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2010.
SCOTT, W. R. Institutions and organizations. 2a. ed. Thousand Oaks: Sage Publications Inc. 2001.
SCOTT, W. R. Organizations: rational, natural and open systems. 5a. ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 2003.
SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 3, p. 339-358, 1983.
STABELL, C. B.; FJELDSTAD, O. D. Configuring value for competitive advantage: on chains, shops and networks. Strategic Management Journal, v. 19, p. 413-437, 1998.
WHIPP, R.; ROSENFELD, R.; PETTIGREW, A. Culture and competitiveness: evidence from two mature UK industries. Journal of Management Studies, v. 26, n. 6, p. 561-585, 1989.
WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.