O disclosure de escândalos socioambientais e a reputação corporativa Outros Idiomas

ID:
78459
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar o uso da neutralização no disclosure de escândalos socioambientais e sua relação com a reputação corporativa. Não foram identificados estudos que fizessem a observação das estratégias e motivações do disclosure socioambiental a partir de uma lente teórica como a literatura sobre técnicas de neutralização. Este estudo buscou sua pertinência ao investigar as estratégias de divulgação e de manutenção reputacional utilizadas por empresas envolvidas em escândalos socioambientais nacionais, identificando direcionamentos distintos de neutralização informacional, guiados pela origem de cada caso e pelas motivações empresariais, além de evidenciar achados empíricos que estimulam o avanço de pesquisas sobre técnicas de neutralização nos relatórios corporativos. Almeja-se auxiliar estudantes e pesquisadores fornecendo novas evidências para os processos corporativos que envolvam estratégias de divulgação socioambiental e gerenciamento reputacional. Bem como contribuir para que os stakeholders compreendam melhor e de maneira fundamentada as informações voluntárias socioambientais, buscando a qualificação da tomada de decisão. Foram analisadas as corporações envolvidas nos principais escândalos socioambientais nacionais, entre os anos de 2014 e 2021. Trata-se de um estudo exploratório e qualiquantitativo, com análise de conteúdo e testes estatísticos para investigação dos escândalos socioambientais. Foram identificadas técnicas de neutralização nas informações de relatórios corporativos voluntários de empresas envolvidas em escândalos socioambientais. Além de verificar uma correlação positiva entre o disclosure neutralizado e a reputação dessas empresas no ano do escândalo e no posterior, verificou-se também um aumento do uso das técnicas após o evento. Espera-se contribuir com a literatura pertinente propondo a inserção de técnicas de neutralização na investigação das estratégias que envolvam a divulgação voluntária e a reputação corporativa. Com a prática, busca-se a construção de uma visão mais crítica a respeito dos relatórios voluntários e os mecanismos empresariais que possam desqualificar as informações contidas neles.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, W. A. S.; BOTINHA, R. A. O disclosure de escândalos socioambientais e a reputação corporativa. Revista Contabilidade & Finanças, v. 35, n. 96, p. 0-0, 2024.
Citação APA:
Oliveira, W. A. S., & Botinha, R. A. (2024). O disclosure de escândalos socioambientais e a reputação corporativa. Revista Contabilidade & Finanças, 35(96), 0-0.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/78459/o-disclosure-de-escandalos-socioambientais-e-a-reputacao-corporativa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Alsaifi, K., Elnahass, M., & Salama, A. (2020). Market responses to firms’ voluntary carbon disclosure: Empirical evidence from the United Kingdom. Journal of Cleaner Production, 262, 121377. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.121377

Aragón-Correa, J. A., Marcus, A., & Hurtado-Torres, N. (2016). The natural environmental strategies of international firms: Old controversies and new evidence on performance and disclosure. Academy of Management Perspectives, 30(1), 24-39. https://doi.org/10.5465/amp.2014.0043

Ardiana, P. A. (2019). Stakeholder engagement in sustainability reporting: Evidence of reputation risk management in large Australian companies. Australian Accounting Review, 29(4), 726-747. https://doi.org/10.1111/auar.12293

Arora, M. P., & Lodhia, S. (2017). The BP Gulf of Mexico oil spill: Exploring the link between social and environmental disclosures and reputation risk management. Journal of Cleaner Production, 140, 1287-1297. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.10.027

Bardin, L. (2000). Análise de conteúdo. Ed. 70.

Blanc, R., Cho, C. H., Sopt, J., & Branco, M. C. (2019). Disclosure responses to a corruption scandal: The case of Siemens AG. Journal of Business Ethics, 156(2), 545-561. https://doi.org/10.1007/s10551-017-3602-7

Boiral, O. (2016). Accounting for the unaccountable: biodiversity reporting and impression management. Journal of Business Ethics, 135(4), 751-768. https://doi.org/10.1007/s10551-014-2497-9

Braskem. (2015). Relatório Anual 2015. https://www.braskem.com.br/relatorioanual

BTG Pactual. (2015). Relatório da Administração. https://ri.btgpactual.com/

Cahan, S. F., De Villiers, C., Jeter, D. C., Naiker, V., & Van Staden, C. J. (2016). Are CSR disclosures value relevant? Cross-country evidence. European Accounting Review, 25(3), 579-611. https://doi.org/10.1080/09638180.2015.1064009

Chassé, S., & Boiral, O. (2017). Legitimizing corporate (un)sustainability: A case study of passive SMEs. Organization and Environment, 30(4), 324-345. https://doi.org/10.1177/1086026616672065

Cornejo, C. P., Puente, E. Q., & García, J. B. D. (2019). How to manage corporate reputation? The effect of enterprise risk management systems and audit committees on corporate reputation. European Management Journal, 37(4), 505-515. https://doi.org/10.1016/j.emj.2019.01.005

Costa, I. L. de S., Correia, T. D. S., Paulo, E., & Lucena, W. G. L. (2018). Impacto do disclosure voluntário: Valor da empresa e informações socioambientais nas companhias abertas. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, 21(2), 271-287. https://doi.org/10.21714/1984-3925

Degenhart, L., Mazzuco, M. S. A., & Klann, R. C. (2017). The relevance of accounting information and the corporate social responsibility of Brazilian companies. BASE: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 14(3), 157-168. https://doi.org/10.4013/base.2017.143.01

Eccles, R. G., Lee, L. E., & Stroehle, J. C. (2020). The social origins of ESG: An analysis of Innovest and KLD. Organization and Environment, 33(4), 575-596. https://doi.org/10.1177/1086026619888994

Eckert, C. (2017). Corporate reputation and reputation risk: Definition and measurement from a (risk) management perspective. Journal of Risk Finance, 18(2), 145-158. https://doi.org/10.1108/JRF-06-2016-0075

Eletrobras. (2015). Relatório da Administração 2015. https://eletrobras.com/pt/Paginas/

Etxeberria, I. A., & Odriozola, M. A. (2018). The social reputation of European companies: Does anti-corruption disclosure affect stakeholders’ perceptions? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 25(5), 713-721. https://doi.org/10.1002/csr.1488

Fooks, G., Gilmore, A., Collin, J., Holden, C., & Lee, K. (2013). The limits of corporate social responsibility: Techniques of neutralization, stakeholder management and political CSR. Journal of Business Ethics, 112(2), 283-299. https://doi.org/10.1007/s10551-012-1250-5

Fukukawa, K., Zaharie, M. M., & Romonţi-Maniu, A. I. (2019). Neutralization techniques as a moderating mechanism: Ethically questionable behavior in the Romanian consumer context. Psychology and Marketing, 36(2), 138-149. https://doi.org/10.1002/mar.21164

García-Sánchez, I. M., & Araújo-Bernardo, C. A. (2020). What colour is the corporate social responsibility report? Structural visual rhetoric, impression management strategies, and stakeholder engagement. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(2), 1117-1142. https://doi.org/10.1002/csr.1869

Godfrey, P. C. (2005). The relationship between corporate philanthropy and shareholder wealth: A risk management perspective. Academy of Management Review, 30(4), 777-798. https://doi.org/10.5465/amr.2005.18378878

Góis, A. D., & Soares, S. V. (2019). O efeito da reputação corporativa, segundo a transparência contábil, no gerenciamento de resultados de empresas listadas na B3. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13(2), 219-234. https://doi.org/10.17524/repec.v13i2.2229

Gonçalves, R. S., Medeiros, O. R., Niyama, J. K., & Weffort, E. F. J. (2013). Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, 24(62), 113-124. https://doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003

GRI. (2021). Sustainability Disclosure Database. https://database.globalreporting.org/

Hawn, O. (2020). How media coverage of corporate social responsibility and irresponsibility influences cross-border acquisitions. Strategic Management Journal, 42(1), 58-83. https://doi.org/10.1002/smj.3212

Koch, T., Denner, N., Viererbl, B., & Himmelreich, S. (2019). Corporate responses to critical journalistic interview requests: An experimental study on crisis prevention. Corporate Reputation Review, 22(1), 1-9. https://doi.org/10.1057/s41299-018-0054-7

Lasarov, W., Mai, R., García de Frutos, N., Egea, J. M. O., & Hoffmann, S. (2019). Counter-arguing as barriers to environmentally motivated consumption reduction: A multi-country study. International Journal of Research in Marketing, 36(2), 281-305. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2018.11.005

Lopes, A. C., De Luca, M. M. M., Góis, A. D., & Vasconcelos, A. C. (2017). Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa. Revista Ambiente Contábil, 9(1), 364-382. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID10029

Luo, W., Guo, X., Zhong, S., & Wang, J. (2019). Environmental information disclosure quality, media attention and debt financing costs: Evidence from Chinese heavy polluting listed companies. Journal of Cleaner Production, 231, 268-277. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.237

Maher, R., Neumann, M., & Slot Lykke, M. (2021). Extracting legitimacy: An analysis of corporate responses to accusations of human rights abuses. Journal of Business Ethics, (0123456789). https://doi.org/10.1007/s10551-020-04678-z

Martínez-Ferrero, J., Suárez-Fernández, O., & García-Sánchez, I. M. (2019). Obfuscation versus enhancement as corporate social responsibility disclosure strategies. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 26(2), 468-480. https://doi.org/10.1002/csr.1697

Meyer, R. E., & Höllerer, M. A. (2016). Laying a smoke screen: Ambiguity and neutralization as strategic responses to intra-institutional complexity. Strategic Organization, 14(4), 373-406. https://doi.org/10.1177/1476127016633335

Minor, W. W. (1981). Techniques of neutralization: a reconceptualization and empirical examination. Journal of Research in Crime and Delinquency, 18(2), 295-318. https://doi.org/10.1177/002242788101800206

Muller, A., & Kräussl, R. (2011). Doing good deeds in times of need: A strategic perspective on corporate disaster donations. Strategic Management Journal, 32(9), 911-929. https://doi.org/10.1002/smj.917

Nazione, S., & Perrault, E. K. (2019). An empirical test of Image Restoration Theory and best practice suggestions within the context of social mediated crisis communication. Corporate Reputation Review, 22, 134-143. https://doi.org/10.1057/s41299-019-00064-2

Oliveira, J. A. N., & Cintra, Y. C. (2019). Gerenciamento de riscos à reputação no discurso dos relatórios corporativos da Samarco. Revista de Contabilidade e Organizações, 13, e158709. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158709

Patten, D. M. (2008). Does the market value corporate philanthropy? Evidence from the response to the 2004 tsunami relief effort. Journal of Business Ethics, 81(3), 599-607. https://doi.org/10.1007/s10551-007-9534-x

Petrobras. (2014). Relatório de Sustentabilidade 2014. https://www.investidorpetrobras.com.br/apresentacoes-relatorios-e-eventos/

Pinto, L. J. S., & Freire, F. D. S. (2020). Reflexões acerca das diversas proxies para a reputação corporativa nas pesquisas em finanças e/ou contabilidade. Revista Administração em Diálogo, 22(2), 29-43. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.40792

Rose-Ackerman, S. (2006). International handbook on the economics of corruption. Edward Elgar.

Samarco. (2016). Relatório Bienal Sumário. https://www.samarco.com/samarco-divulga-relatorio-de-sustentabilidade/

Siebert, S., Martin, G., & Simpson, G. (2020). Rhetorical strategies of legitimation in the professional field of banking. Journal of Professions and Organization, 7(2), 134-155. https://doi.org/10.1093/jpo/joaa010

Sirly, C. A. T., & Lvina, E. (2019). From doing good to looking even better: The dynamics of CSR and reputation. Business and Society, 58(6), 1234-1266. https://doi.org/10.1177/0007650315627996

Sykes, G. M., & Matza, D. (1957). Techniques of neutralization: A theory of delinquency. American Sociological Review, 22(6), 664. https://doi.org/10.2307/2089195

Szwajca, D. (2018). Dilemmas of reputation risk management: Theoretical study. Corporate Reputation Review, 21(4), 165-178. https://doi.org/10.1057/s41299-018-0052-9

Talbot, D., & Barbat, G. (2020). Water disclosure in the mining sector: An assessment of the credibility of sustainability reports. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(3), 1241-1251. https://doi.org/10.1002/csr.1880

Talbot, D., & Boiral, O. (2018). GHG reporting and impression management: An assessment of sustainability reports from the energy sector. Journal of Business Ethics, 147(2), 367-383. https://doi.org/10.1007/s10551-015-2979-4

Theiss, V., Beuren, I. M., & Niyama, J. K. (2022). Interface dos elementos da atribuição e das estratégias de legitimidade das narrativas contábeis. Revista Universo Contábil, 17(1), 7-26. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2021101

UltraCargo. (2015). Relatório Anual 2015. https://ri.ultra.com.br/

UltraCargo. (2016). Relatório Anual 2016. https://ri.ultra.com.br/

Vale. (2018). Relatório de Sustentabilidade 2018. http://www.vale.com/brasil/pt/investors/information-market/Paginas/default.aspx

Vale. (2020). Relato Integrado 2020. http://www.vale.com/brasil/pt/investors/

Vance, A., Siponen, M. T., & Straub, D. W. (2020). Effects of sanctions, moral beliefs, and neutralization on information security policy violations across cultures. Information and Management, 57(4), 103212. https://doi.org/10.1016/j.im.2019.103212

Verrecchia, R. E. (1983). Discretionary disclosure. Journal of Accounting and Economics, 5, 179-194. https://doi.org/10.1016/0165-4101(90)90021-U

Xia, X., Teng, F., & Gu, X. (2019). Reputation repair and corporate donations: An investigation of responses to regulatory penalties. China Journal of Accounting Research, 12(3), 293-313. https://doi.org/10.1016/j.cjar.2019.06.001