A prática da filantropia como estratégia empresarial na pandemia da Covid-19: um estudo à luz da fenomenologia social Outros Idiomas

ID:
79001
Resumo:
No cenário pandêmico vivenciado em 2020, nota-se a emergência da prática filantrópica como estratégia por parte de organizações que buscavam permanecer ativas no ambiente mercadológico e, ao mesmo tempo, auxiliar hospitais na escassez de recursos materiais e humanos ocasionados pela alta demanda. Assim, o presente trabalho apresenta como problema de pesquisa: como a prática da filantropia pode ser utilizada como estratégia empresarial no período da pandemia Covid-19, por empresas que atuam na região dos Inconfidentes-MG, a luz da fenomenologia social? A opção pela orientação metodológica da fenomenologia social se deve a essa vertente destacar os motivos presentes na ação social realizada pelo sujeito. Para isso, foram entrevistados em caráter semiestruturado sete gestores de empresas atuantes na região dos InconfidentesMG que fizeram ações filantrópicas direcionadas ao Hospital Santa Casa de Ouro Preto – MG e Hospital Monsenhor Horta em Mariana – MG no ano de 2020. Como resultado, evidenciou-se que os motivos porque (justificativa) realizar a filantropia se misturaram com concepções pessoais dos sujeitos, sendo que os motivos para (finalidade) caminharam para uma direção organizacional. O conteúdo das doações na fase inicial da pandemia apresentou um caráter assistencialista, ou seja, os gestores colocaram as próprias empresas para suprir uma demanda pontual e específica dos hospitais. Portanto, os gestores adotaram uma estratégia emergente e algumas destas empresas transformaram essa em deliberada, pois as ações adotadas naquele momento continuaram por mais tempo e, assim, integraram o planejamento da organização, passando a filantropia de assistencialismo para investimento social.
Citação ABNT:
BATISTA, G. A.; BOAVA, F. M.; SARAIVA, C. M. A prática da filantropia como estratégia empresarial na pandemia da Covid-19: um estudo à luz da fenomenologia social. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 24, n. 1, p. 81-103, 2025.
Citação APA:
Batista, G. A., Boava, F. M., & Saraiva, C. M. (2025). A prática da filantropia como estratégia empresarial na pandemia da Covid-19: um estudo à luz da fenomenologia social. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 24(1), 81-103.
DOI:
10.21529/RECADM.2025004
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/79001/a-pratica-da-filantropia-como-estrategia-empresarial-na-pandemia-da-covid-19--um-estudo-a-luz-da-fenomenologia-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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