ID: 6526
Autoria:
Flavio Hourneaux Junior, Marisa Pereira Eboli, Eduardo Caruso Martins.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 10, n. 27, p. 105-117, Abril-Junho, 2008. 13 página(s).
Palavras-chave:
Chief learning officer , Educação corporativa , Universidade corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo pretende discutir, baseado em resultados de pesquisa realizada
pelos autores, um quadro geral com relação às características, papéis e
responsabilidades daqueles que seriam os responsáveis pelos Sistemas de
Educação Corporativa em organizações de diferentes setores atuantes no
Brasil. Tal análise é feita de forma a se comparar o que há na
literatura disponível sobre o tema, pretendendo dar indícios de como as
organizações brasileiras têm lidado com a difícil tarefa de desenvolver
as competências de seus colaboradores. Destaca-se o papel (ou a falta
dele) do Chief Learning Officer, supostamente o responsável pela
condução dos processos de desenvolvimento de pessoas em uma dada
organização, percebendo-se que ainda não se trata de um conceito claro e
unânime, tanto em termos das funções a serem realizadas, quanto da
importância estratégica atribuída àquele que seria o responsável pela
sua execução. A pesquisa realizada é de cunho exploratório e descritivo
e, por se tratar de uma amostragem intencional, apresenta limitações
quanto a inferências dos resultados. No entanto, espera-se que as
considerações feitas possam enriquecer as discussões sobre o tema, ainda
carentes em trabalhos acadêmicos.