Título Inglês:
Market segmentation methodology: segmentation basis and classification methods
Título Espanhol:
Aspectos metodológicos de la segmentación del mercado: base de segmentación y métodos de classificación
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre
segmentação de mercado, através de uma discussão em torno das bases de
segmentação e métodos de classificação. As bases de segmentação são
organizadas em dois eixos - observáveis/não observáveis e
gerais/específicas do produto - e avaliadas em função das propriedades
desejáveis para uma segmentação efetiva: identificabilidade,
substancialidade, acessibilidade, estabilidade, acionabilidade e grau de
resposta. Os métodos de classificação são também organizados em três
classes, em função do formato da matriz de partição que produzem, a
referir: não-sobreposta, sobreposta ou difusa.
Resumo Inglês:
This work provides a comprehensive review of the literature on market segmentation, focusing on the discussion of proposed bases and classification methods. Multiple segmentation bases are detached, organized according to two axes - observable/ unobservable, general/specific of the product - and evaluated according to some criteria that must be satisfied for an effective segmentation: identifiability, substantiality, accessibility, stability, actionability and responsiveness. Classification methods are also grouped in three classes - nonoverlapping, overlapping and fuzzy, according to the format of the partition matrix they provide.
Resumo Espanhol:
El presente trabajo presenta una revisión de la literatura sobre la segmentación del mercado, por medio de una discusión en torno a las bases de segmentación y métodos de clasificación. Las bases de segmentación se estructuran sobre dos ejes, observables/no observables y generales/específicas del producto, y se evalúan en función de las propiedades deseadas para una segmentación efectiva: identificabilidad, sustancialidad, accesibilidad, estabilidad, accionabilidad y grado de respuesta.Los métodos de clasificación también se organizan en tres clases, en función del formato de la matriz de partición que producen: no sobrepuestas, sobrepuesta o difusa.
Citação ABNT:
BROCHADO, A. O.; MARTINS, F. V. Aspectos metodológicos da segmentação de mercado: base de segmentação e métodos de classificação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 10, n. 27, p. 132-149, 2008.
Citação APA:
Brochado, A. O., & Martins, F. V. (2008). Aspectos metodológicos da segmentação de mercado: base de segmentação e métodos de classificação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 10(27), 132-149.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6528/aspectos-metodologicos-da-segmentacao-de-mercado--base-de-segmentacao-e-metodos-de-classificacao/i/pt-br