ID: 56954
Autoria:
Edilson Ramos Dias, Roberto Giro Moori, Roberto Ramos de Morais, Valdir Antonio Vitorino Filho.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 1, p. 165-181, Janeiro-Março, 2020. 17 página(s).
Palavras-chave:
Adição de valor logístico , Carregamento , Descarregamento , Roteirização , Transbordo
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O objetivo deste artigo foi o de verificar o impacto do transbordo de cargas na relação entre roteirização e adição de valor, em empresas rodoviárias de transportes de aços longos para a construção civil. O transbordo de cargas é um processo de carregamento e descarregamento, fracionado de produtos, que consome tempo, causa transtorno às atividades industriais, comerciais e, principalmente, gera custos inadequadamente. Diante desse contexto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória do tipo quantitativo, em que se utilizou uma amostra de 74 empresas transportadoras, vinculadas às usinas siderúrgicas e independentes. Os dados coletados, tratados pela modelagem em equações estruturais a técnica da Partial Least Squares – Path Modeling (PLS-PM), revelaram que o transbordo medeia, parcialmente, a relação entre roteirização e adição de valor. Diante do resultado obtido, evidenciou-se que os gestores de transportes ainda precisam evoluir nos processos de transbordos de cargas, por meio de capacitação gerencial e elaboração de soluções, que envolvam os carregamentos e descarregamentos de cargas, que são vitais para a adição de valor logístico para o ramo da construção civil.