Medida de Criatividade e Inovação: Evidências de Validade no Contexto Brasileiro Outros Idiomas

ID:
56951
Resumo:
O artigo tem o objetivo de explorar as evidências de validade da Medida de Fatores de Criatividade e Inovação Organizacional (FINO) em uma amostra brasileira e averiguar o poder preditivo dos fatores individuais, grupais e organizacionais na percepção de inovação na organização. Evidências de validade do inventário foram encontradas em estudo anterior com trabalhadores do País Vasco e países Latino-americanos. Participaram do estudo tipo survey 265 trabalhadores de diversas organizações. Foram realizadas análise fatorial confirmatória (AFC) e análise de regressão linear com variáveis observáveis por modelagens de equações estruturais. Os resultados da AFC apontam que o modelo de melhor ajuste é o de oito fatores correlacionados. A regressão linear sugere que os fatores Características do Trabalho, Liderança e Traços Pessoais Pró-Criatividade e Inovação predizem a percepção de inovação na organização.
Citação ABNT:
GONDIM, S. M. G.; TECHIO, E.; LOIOLA, E.; CARIAS, I. A.; COLMAN, K.; COSTA, S.; PÁEZ, D.; SÁNCHEZ, F. Measure of Creativity and Innovation: Evidence of Validity in the Brazilian Context. Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 1, p. 104-124, 2020.
Citação APA:
Gondim, S. M. G., Techio, E., Loiola, E., Carias, I. A., Colman, K., Costa, S., Páez, D., & Sánchez, F. (2020). Measure of Creativity and Innovation: Evidence of Validity in the Brazilian Context. Revista de Administração da UFSM, 13(1), 104-124.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5902/1983465929169
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/56951/medida-de-criatividade-e-inovacao--evidencias-de-validade-no-contexto-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
ALENCAR, E. M. L. S.; BRUNO-FARIA, M. F.; FLEITH, D. A medida de criatividade: possibilidades e desafios [Measuring creativity: possibilities and challenges]. In: ALENCAR, E. M. L. S. (Ed.). Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 11-34.

AMABILE, T. M. Componential theory of creativity. Boston, MA: Harvard Business School. 2012.

AMABILE, T. M. Creativity and innovation in organizations. Boston: Harvard Business School. 1996.

AMABILE, T. M. ; GRYSKIEWICZ. N. D. The creative environment scales: Work environment inventory. Creativity Research Journal, v. 24, p. 231-253, 1989. Doi: 10.1080/10400418909534321.

BEDANI, M. O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. RAM-Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 150-176, 2012. .

BINNEWIES, C.; GROMER, M. Creativity and innovation at work: The role of work characteristics and personal initiative. Psicothema, Oviedo, v. 24, n. 1, p. 100-105, 2012. .

BRUNO-FARIA, M. F.; FONSECA, M. V. A. Culture of Innovation: Concepts and Theoretical Models. RAC-Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 18, n. 4, p. 372-396, 2014. .

BUENO, B.; BALESTRIN, A. Inovação Colaborativa: Uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, n. 5, p. 517-530, 2012. .

CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The new imperative for creating and profiting. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Publishing Corporation, 2006.

CLARK, C. B.; WHEELWRIGHT. S. C. Managing New Product and Process Development: Text and Cases. New York: The Free Press, 1993.

DA COSTA, S.; PAÉZ, D.; GONDIM, S. M. G.; RODRIGUEZ, M.; MAZZIERI, S.; TORRES, A.; PERSONAS, G.; SANCHEZ, F.; JIMÉNEZ, P. Percepción de Innovación en organizaciones de España y América Latina. Universitas Psychologica, Colombia, v. 15, n. 4, 2016. .

DA COSTA, S.; PÁEZ, D.; SÁNCHEZ, F.; GARAIGORDOBIL, M.; GONDIM, S. M.G. Personal factors of creativity: a second order meta-analysis. Journal of Work and Organizational Psychology, Madrid, v. 31, n. 3, p. 165-173, 2015. .

DA COSTA, S.; PÁEZ, D.; SÁNCHEZ, F.; GONDIM, S. M. G.; RODRIGUEZ, M. Factores favorables a la innovación en las organizaciones: una integración de meta-análisis . Journal of Work and Organizational Psychology, Madrid, v. 30, n. 2, p. 67-74, 2014. .

DE PAULA, H. C.; STARLING, D. B.; NASCIMENTO, J. F.; BARBOSA, F. V. Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica. RAI-Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 232-253, 2015. .

DEWES, F.; NEVES, F. M.; JUNG, C. F.; TEN CATEN, C. S. Ambientes e estímulos favoráveis à criatividade aplicada a processos de inovação de produtos. Revista Venezolana de Gestión Tecnológica (Espacios), Caracas, v. 38, n. 8, p. 1-16, 2012. .

ESTEVES, K.; FELDMANN, P. R. Why Brazil doesn’t innovate: a comparison among nations. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 63-82, 2016. .

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREEMAN, C. Technology policy and economic performance. London: Pinter Publishers London and New York, 1987

GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E.; DE MORAIS, F. A.; DA COSTA, S. C.; PAÉZ, D.; RODRÍGUES, M.; LIMA, D.; MOURÃO, L. Creativity and innovation as defined by workers. REAd - Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 82 n. 3, p. 549-575, 2015. .

HAMMOND, M.; NEFF, N.; FARR, J.; SCHWALL, A.; ZHAO, X. Predictors of IndividualLevel Innovation at Work: A Meta-Analysis. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, Washington, v. 5, n. 1, p. 90-105, 2011. .

HAN, J. H.; JUNG, J. T.; JOO, H. K. A Study on Effects of Creativity to Organizational Innovation. Indian Journal of Science and Technology, Chennai, v. 8, n. 24, p. 1-13, 2015. .

HÜLSHEGER, U.; ANDERSON, N.; SALGADO, J. Team-Level Predictors of Innovation at Work: A Comprehensive Meta-Analysis Spanning Three Decades of Research. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 94, n. 5, p. 1128-1145, 2009. .

ISMAIL, W. K. W.; ABDMAJID, R. Framework of the culture of innovation: a revisit. Journal Kemanusiaan, v. 9, p. 38-49, 2007.

JIANG, W.; GU, Q.; WANG, G. G. To Guide or to Divide: The Dual-Side Effects of Transformational Leadership on Team Innovation. Journal of Business and Psychology, Nova York, v. 30, n. 4, p. 677-691, 2015. .

MARKS, A.; HUZZARD, T. Creativity and workplace attractiveness in professional employment. Journal of Human Resource Costing & Accounting, Bingley, v. 12, n. 3, p. 225-239, 2008. .

MARÔCO, J. Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, software e aplicações. Portugal: Report Number, 2014.

MASLOW, A. H. Creativity in self-actualizing people. In: Anderson, H. H. (Ed.). Creativity and its cultivation. New York: Harper & Row. 1959. p. 83-95.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NARANJO-VALENCIA, J. C.; JIMÉNEZ-JIMÉNEZ, D.; SANZ-VALLE, R. Studying the links between organizational culture, innovation, and performance in Spanish companies. Revista Latinoamericana de Psicología, Bogotá, v. 48, n. 1, p. 30-41, 2016. . Accessed on: 13/03/2017.

OLIVEIRA BRASIL, M. V.; GONDIM NOGUEIRA, C. A.; ARRUDA CAVALCANTE FORTE, S. H. Schumpeter e o Desenvolvimento Tecnológico: uma visão aplicada às Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 29, p. 38-62, 2011.

PARKER, S. K. Beyond Motivation: Job and Work Design for Development, Health, Ambidexterity, and More. The Annual Review of Psychology, Australia, v. 65, p. 661-691, 2014. .

RODRIGUES, A. P.; VELOSO, A. Contribuição da gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação organizacional. Revista: Psicologia, Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 13, n. 3, p.2 93-308, 2013. .

ROGERS, C. R. Toward a theory of creativity. In: ANDERSON, H. H. (Ed.). Creativity and its cultivation. New York: Harper & Row, 1959, p. 69-82.

RUNCO, M. A.; JAEGER, G. J. The standard definition of creativity. Creativity Research, Georgia, v. 24, n. 1, p. 92-96, 2012. .

SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: Um estudo sobre o conceito de Schumpeter [Innovation: A study of the Schumpeter concept]. Cadernos de Administração, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2011. .

SANTOS, N.; BRONZO, M.; OLIVEIRA, M.; RESENDE, P. Cultura Organizacional, Estrutura Organizacional e Gestão de Pessoas como Bases para uma Gestão Orientada por Processos e seus Impactos no Desempenho Organizacional. Brazilian Business Review, Vitória, v. 11, n. 3, p. 106-129, 2014. .

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. [The theory of economic development]. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SOUZA, J. C.; BRUNO-FARIA, M. F. (2013). The innovation process in the organizational context: an analysis of helping and hindering factors. Brazilian Business Review, Vitória, v. 10, n. 3, p. 108-129, 2013. .

TORRANCE, E. P. Norms technical manual: Torrance Tests of Creative Thinking. Lexington, Mass: Ginn and Co. 1974.

TORRANCE, E. P. The Torrance Tests of Creative Thinking – Norms-Technical Manual Research Edition – Verbal Tests, Forms A and B – Figural Tests, Forms A and B. Princeton, NJ: Personnel Press, 1966.

URBAN, K. K.; JELLEN, H. G. Tests for Creative Thinking – Drawing Production (TCT-DP). Lisse: Swets and Zeitlinger, 1996.

VALLADARES, P. S. D. A.; VASCONCELLOS, M. A. DE; DI SERIO, L. C. Capacidade de Inovação: Revisão Sistemática da Literatura. RAC Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 598-626, 2014. . Accessed on: 13/03/2017.

WECHSLER, S. M. Criatividade e inovação no contexto brasileiro. In: 1ª Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2011 [Creativity and innovation in the Brazilian context. In: 1st International Congress on Creativity and Innovation, 2011]. Manaus. Anais: Trabalhos Completos do 1º Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Manaus: CRIABRASILIS, 2011, p. 29-42.

ZHOU, J.; HOEVER, I. J. Research on workplace creativity: A review and redirection. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behaviour, Palo Alto, v. 1, n. 1, p. 333-359, 2014. .