Resumo:
O objetivo deste artigo foi o de verificar o impacto do transbordo de cargas na relação entre roteirização e adição de valor, em empresas rodoviárias de transportes de aços longos para a construção civil. O transbordo de cargas é um processo de carregamento e descarregamento, fracionado de produtos, que consome tempo, causa transtorno às atividades industriais, comerciais e, principalmente, gera custos inadequadamente. Diante desse contexto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória do tipo quantitativo, em que se utilizou uma amostra de 74 empresas transportadoras, vinculadas às usinas siderúrgicas e independentes. Os dados coletados, tratados pela modelagem em equações estruturais a técnica da Partial Least Squares – Path Modeling (PLS-PM), revelaram que o transbordo medeia, parcialmente, a relação entre roteirização e adição de valor. Diante do resultado obtido, evidenciou-se que os gestores de transportes ainda precisam evoluir nos processos de transbordos de cargas, por meio de capacitação gerencial e elaboração de soluções, que envolvam os carregamentos e descarregamentos de cargas, que são vitais para a adição de valor logístico para o ramo da construção civil.
Resumo Inglês:
This study aims to analyse the motives that lead current and prospective volunteers to engage in volunteer activity at the Cidade Viva Foundation in the city of João Pessoa, state of Paraíba, Brazil. To that end, the model proposed by Cavalcante (2016) is employed to describe volunteers’ motivational profiles at different points in time: their prior expectations, at the moment when they join the organization, and when they quit. The methodology chosen includes descriptive research and analysis of data collected through questionnaire-based interviews with volunteers at the Cidade Viva Foundation using inferential statistics (Student’s t test and Bonferroni test -ANOVA). Among the most significant findings is the predominance of the altruistic profile, followed by the social justice profile, the learning profile, the affiliation profile, and the selfish profile, both in prior expectations and at the moment of joining. Similarly, the selfish profile was least common.
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