ID: 75104
Autoria:
Luan Carlos Santos Silva, Ijean Gomes Riedo, Jane Correa Alves Mendonça, Luan Batista Oliveira Nobre, Samanta Fernandes Vieira Maioli.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 17, n. 1, p. 1-32, Janeiro-Março, 2024. 32 página(s).
Palavras-chave:
Cidades inteligentes , Cidades sustentáveis , Revisão sistemática , Tecnologias de Informação e Comunicação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo: As cidades inteligentes estão emergindo como um tópico de pesquisa científica em rápido crescimento; grande parte do conhecimento gerado é principalmente de natureza tecnológica O objetivo desta pesquisa foi identificar como os artigos científicos que abordam o tema cidades inteligentes sob a ótica da inovação e tecnologia.
Desenho/metodologia/abordagem: O procedimento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura; o processo foi realizado em três etapas principais: planejamento, revisão e relatório/divulgação. O período temporal estabelecido para as buscas foi de 2006 a 2021, utilizando as bases de dados: Emerald Insight, Scielo, Scopus e Web of Science, sendo utilizada a ferramenta Mendeley para filtrar os artigos dentro do tema.
Resultados: Após criteriosa seleção, foram encontrados 349 estudos, com base no objetivo e relevância desta pesquisa. Em relação às bases de dados Emerald Insight apresentam 91 artigos, Web of Science 83 artigos, Scopus 101 artigos e Scielo 74 artigos. Em relação às publicações por país, a Itália apresenta 12 artigos, o Reino Unido 11 artigos, a Espanha e os Estados Unidos 8 artigos cada. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem grande potencial para melhorar a qualidade de vida da população que vive em cidades inteligentes, a inovação sempre foi significativa para a competitividade, sendo vital para cidades inteligentes e destinos turísticos. O desenvolvimento sustentável e inteligente das cidades deve ser desenvolvido com base em princípios específicos: sinergia, criatividade e circularização.
Originalidade/valor: A pesquisa é considerada relevante uma vez que o tema Cidades Inteligentes em inovação e gestão é relativamente novo na área científica. É oportuno que governo e cidadãos discutam o que desejam para o futuro de suas cidades, entendendo como a tecnologia pode ser um assunto excepcional entre nações de todo o mundo. Um modelo único de nação inteligente pode surgir e impulsionar as cidades nos próximos 50 anos.