Alarcão, I. (1995). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Cidade do Porto: Porto Editora.
Almeida, M. I de, Pimenta, S. G. (2009). Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: Almeida, M. I. de, Pimenta, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp.
Andere, M. A., Araújo, A. M. P. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista de Contabilidade e Finanças, 19(48), 91-102. Annisette, M., Kirkham L. M. (2007).The advantages of separateness explaining the unusual profession-university link in English Chartered Accountancy. Critical Perspectives on Accounting, v. 18, p. 1-30.
Cardoso, R. L., Mendonça Neto, O. R., Riccio, E. L., Sakata, M. C. G. (2005). Pesquisa científica em Contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas, 45(2), 34-45. Cunha, J. V. A., Cornacchione Jr, E. B. (2011). Contribuições acadêmicas dos doutores em Ciências Contábeis: uma análise dos Curricula Lattes. Revista Universo Contábil, v. 7, p. 85-96.Cunningham, B. M. (2008). Using action research to improve learning and the classroom learning environment. Issues in Accounting Education, 23(1), 1-30.
Demo, P. (1993). Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes.
Dewey, J. (1959). Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Ezcurra, A. M. (2009). Os estudantes recém-ingressados: democratização e responsabilidade das instituições universitárias. In: Almeida, M. I. de, Pimenta, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp.
Franco, M. A. S. (2009). Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo, Edusp, 10.
Gall, M. D., Gall, J. P., Borg, W. R. (2007). Educational research: an introduction. 8. ed. Boston: Pearson/Allyn and Bacon.
Gibbs, G. (2004). Mejorar la enseñanza y el aprendizaje universitario mediante estrategias institucionales. Educar, Barcelona, UAB, v. 33, p. 11-26.
Kachelmeier, S. J. (2002). Defense of accounting education. The CPA Journal, v. 72, n. 10.
Libâneo, J. C. (2009). Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo, Edusp, v. 11.
Light, R. J., Singer, J. D., Willett, J. B. (1990). By design: planning research on higher education. Cambridge, MA, and London, U.K. Harvard University Press.
Miranda, G. J. (2010). Docência universitária: uma análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. REPEC, 4(2), 81-98.Miranda, G. J. (2011). Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. Tese de doutorado em Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, SP, Brasil.
Murcia, F. Dal-Ri; Borba, J. A. (2008). Possibilites for inserting Brazilian accounting research in the international scenario: a proposal for the assessment of scientific accountancy and auditing journals published in English and available in the CAPES journal portal. Revista de Contabilidade Finanças, v. 19, n. 46. Njoku, J. C., Van Der Heijden; B. I. J. M., Inanga, E. L. (2010). Fusion of expertise among accounting faculty: towards an expertise model for academia in accounting. Critical Perspectives on Accounting, v. 21, p. 51-62.
Pierre, K. St., Wilson, R. M. S., Ravenscrof, S. P., Rebele, J. E. (2009). The role of accounting education research in our discipline - an editorial. Issues in Accounting Education, 24(2), 112-130.
Pimenta, S. G., Anastasiou, L. G. (2002). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez.
Riccio, E. L., Carastan, J. T., Sakata, M. G. (1999). Accounting research in Brazilian universities: 1962-1999. Caderno de Estudos, 11(22), 35-44.
Schön, D. A. (1995). The respective practitioner: how professionals think in action. Nova York: Jossey Bass.
Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed.
Severino, A. J. (2009). Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: Almeida, M. de; Pimenta, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp.
Singleton-Green, B. (2010). The Communication Gap: why doesn't accounting research make a greater contribution to debates on accounting policy? Accounting in Europe, 7(2), 129-145.
Slomski, V. G., Martins, G. A. (2008). O conceito de professor investigador: os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva na área contábil. Revista Universo Contábil, Blumenau, 4(4), 06-21.
Stenhouse, L. (1975). An introduction to curriculum research and development. Londres: Heinemann. Theóphilo, C. R., Iudícibus, S. de. (2005). Uma análise crítico-epistemológica da produção científica em Contabilidade no Brasil. UnB Contábil, UnB, Brasília, v. 8, n. 2. julho/dezembroWalter, S. A., Cruz, A. P.C., Espejo, M. M. M. S., Gassner, F. P. (2009). Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em Contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, FURB, 5(4), 76-93.