A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009 Outros Idiomas

ID:
10004
Resumo:
Este estudo tem o objetivo de delinear as linhas de pesquisa e a produção científica de doutores que defenderam suas teses em “Educação e Pesquisa Contábil” na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) no período de 2005 a 2009. Examina se, no Brasil, se repete o fenômeno identificado internacionalmente por Pierre, Wilson, Richard, Ravenscroft, e Rebele (2009) que citam que as publicações nessa área ainda são vistas pelos editores de forma preconceituosa, o que acarretaria desinteresse por parte dos pesquisadores. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. As estratégias de coleta de dados foram: pesquisa documental na Plataforma Lattes e nas teses em Contabilidade defendidas na Universidade de São Paulo, compreendendo o total de 203 doutores. Pode-se constatar que o número de teses defendidas praticamente dobra a cada década e que a participação feminina na obtenção do título de doutor vem crescendo significativamente. Dos doutores investigados, 7% são bolsistas produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 76% estão vinculados a algum grupo de pesquisa e 56% informaram alguma linha de pesquisa no Currículo Lattes. Dos grupos e linhas de pesquisas, 8% e 6%, respectivamente, estão relacionados à Educação Contábil. Foi constatado que a linha de pesquisa “Educação e Pesquisa Contábil” é a que tem o menor percentual de trabalhos defendidos (8% das teses, 4% na área de “Educação Contábil”). Considerando as publicações, as temáticas predominantes tratam, sobretudo, de assuntos específicos da área contábil e tópicos relacionados às instituições de ensino, com escassas pesquisas sobre questões didático-pedagógicas, podendo indicar o pouco domínio dos pesquisadores sobre o assunto e revelando a necessidade de preparação dos doutores em Contabilidade para o exercício da docência. Educação e Pesquisa é a linha que tem a maior presença de mulheres. Esses achados apontam a necessidade de valorização da pesquisa sobre o ensino da Contabilidade para o desenvolvimento da profissão contábil e para a melhor formação docente.
Citação ABNT:
MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. A. A.; NOVA, S. P. C. C.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B. A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 61, p. 75-88, 2013.
Citação APA:
Miranda, G. J., Santos, L. A. A., Nova, S. P. C. C., & Cornachione Junior, E. B. (2013). A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, 24(61), 75-88.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/10004/a-pesquisa-em-educacao-contabil--producao-cientifica-e-preferencias-de-doutores-no-periodo-de-2005-a-2009/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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