Resumo:
Afinal, no Brasil a preocupação com ética empresarial realmente ajuda no
mercado, junto aos consumidores? Nenhum resultado empírico acadêmico
produzido no Brasil foi encontrado contemplando tal indagação. Diante
dessa lacuna, neste artigo é relatada uma pesquisa teórico-empírica. No
plano teórico, são examinados dois temas: a crescente relevância da
ética nos negócios; e o marketing e o papel da ética do consumidor, no
exterior e no Brasil. Na parte empírica, com dados de uma amostra de 325
cidadãos de Belo Horizonte e Contagem, no estado de Minas Gerais
(Brasil), não apareceram evidências da existência de um vínculo causal
entre os constructos "Importância Atribuída pelo Consumidor ao
Comportamento Ético Empresarial" e "Propensão do Consumidor a
Recompensar o Comportamento Ético Empresarial". No final, as principais
limitações e conclusões da pesquisa são expostas e discutidas.
Resumo Inglês:
Is the promotion of ethical firm behavior really important to consumers?
This article reports a theoretical and empirical research about this
fundamental question. On the theoretical side, it was undertaken a
review of the literature about: the increasing importance of business
ethics; marketing and the role of consumer ethics. On the empirical
side, it seemed there is not a link between the construct "Attributed
Importance by the Consumer to Ethical Firm Behavior" (as cause) and the
construct "Propensity of the Consumer to Reward Ethical Firm Behavior"
(as effect). The analysis were performed with data from a survey sample
of 325 persons from Belo Horizonte and Contagem, in Brazil. Finally, the
main limitations and conclusions are presented and discussed.
Resumo Espanhol:
¿Finalmente, Ne Brasil la preocupación con la ética empresarial
realmente ayuda en el mercado, junto a los consumidores? Ningún
resultado empírico académico producido en Brasil fue encontrado
contemplando tal indagación. Frente a esa laguna, en este artículo es
relatada una investigación teórico-empírica. En el plano teórico, son
examinados dos temas: la creciente relevancia de la ética en los
negocios; y el marketing y el papel de la ética del consumidor, en el
exterior y en Brasil. En la parte empírica, con datos de una muestra de
325 ciudadanos de Belo Horizonte y Contagem, en el estado de Minas
Gerais (Brasil), no aparecieron evidencias de la existencia de un
vínculo causal entre los constructos "Importancia Atribuida por el
Consumidor al Comportamiento Ético Empresarial" y "Propensión del
Consumidor a Recompensar el Comportamiento Ético Empresarial". Al final,
las principales limitaciones y conclusiones de la investigación son
expuestas y discutidas.
Citação ABNT:
URDAN, A. T.Os consumidores recompensam o comportamento ético?. RAUSP Management Journal, v. 36, n. 2, p. 6-15, 2001.
Citação APA:
Urdan, A. T.(2001). Os consumidores recompensam o comportamento ético?. RAUSP Management Journal, 36(2), 6-15.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16574/os-consumidores-recompensam-o-comportamento-etico-/i/pt-br