Todos acima da média: excesso de confiança em profissionais de finanças Outros Idiomas

ID:
16721
Resumo:
Neste artigo são analisadas as discrepâncias entre os pressupostos comportamentais das teorias tradicionais em finanças e o comportamento real dos agentes em previsões e julgamentos de natureza financeira. Foram elaborados e conduzidos três experimentos com o objetivo de verificar a presença de possíveis erros sistemáticos no processo decisório de profissionais de finanças. Os resultados sugerem que esses profissionais podem basear seus julgamentos em informações irrelevantes, que não contribuem para a precisão de suas previsões. Nesse processo, os profissionais de finanças atribuem probabilidades maiores do que as permitidas pelos fatos para os seus julgamentos estarem corretos. Esse viés, conhecido na literatura como excesso de confiança, mostrou-se de caráter bastante geral, embora mais pronunciado em profissionais experientes e naqueles do sexo masculino.
Citação ABNT:
FERREIRA, C. F.; UJKL, 0. Todos acima da média: excesso de confiança em profissionais de finanças. RAUSP Management Journal, v. 38, n. 2, p. 101-111, 2003.
Citação APA:
Ferreira, C. F., & Ujkl, 0. (2003). Todos acima da média: excesso de confiança em profissionais de finanças. RAUSP Management Journal, 38(2), 101-111.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16721/todos-acima-da-media--excesso-de-confianca-em-profissionais-de-financas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português