Título Inglês:
Training evaluation: literature review and research agenda
Título Espanhol:
Evaluación de entrenamientos: revisión de la literatura y agenda e investigación
Resumo:
Neste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de
Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de
treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no
período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science,
Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de
Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional,
obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em
organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares
aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial
e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de
impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e
internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D,
atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de
avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a
construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no
desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses
progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na
área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para
estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados
do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às
definições das variáveis componentes dos modelos de investigação;
examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de modo a
garantir maior generalidade aos resultados; analisar cuidadosamente
treinamentos a distância, por meio de estudos científicos que
identifiquem variáveis explicativas de seus resultados.
Resumo Inglês:
This paper presents a literature review of the Training and Development
(T&D) field, with an emphasis on training evaluation. For this
purpose, the national (Brazilian) and available international
publications were analyzed from 1998 to 2001, using the following data
basis: Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO and the virtual library
of Conselho Federal de Psicologia. The outcomes of the national
research, in general obtained from correlational designs and several
different samples and organizations, show similarities with the results
of the international literature, mainly because of the high importance
of the variable “managerial and social climate/support to transfer” on
the prediction of training transfer. The recent national and
international reviews have presented a positive view of the T&D
field, attributing a scientific status to this field, given that the
developed and tested assessment models in the last decade have permited
the construction of a consistent theory about the effects of training on
human performance. Concluding, the authors argue that more advances in
the T&D field will require the (a) use of multilevel models of
analysis, in order to study the vertical and horizontal processes that
explain training outcomes; (b) elimination of the conceptual and
theoretical misunderstandings relative to variable definitions in the
research models; (c) examination of convergent validity of the measures,
in order to allow for more generality of the research outcomes; and (d)
careful analysis of distance trainings, using scientific designs that
may explain their results.
Resumo Espanhol:
En este artículo es presentada una revisión de la literatura del campo
de Entrenamiento y Desarrollo, con un enfoque en la evaluación de los
cursos de formación. Por lo tanto, fueron analizadas publicaciones
acerca del tema, en el periodo de 1998 y 2001, presentes en las bases de
datos del: Web of Sciece, Proquest, PsycInfo, EBSCO y Biblioteca
Virtual del Conselho Federal de Psicología. Los resultados de las
investigaciones publicadas en nivel nacional, desarrolladas por medio de
estudios correlacionales, y realizadas en organizaciones y muestras
diversificadas, encuentran resultados similares a los estudios
publicados en el extranjero, en los cuales la variable suporte gerencial
y social a la transferencia surgió como el principal factor explicativo
del impacto del entrenamiento en el trabajo. Las ultimas revisiones
nacionales e internacionales presentan una visión optimista del campo,
dándole un status de ciencia, una vez que los modelos de evaluación
desarrollados y testados en las ultimas décadas atestan la construcción
de una teoría consistente acerca de los efectos del entrenamiento en el
desempeño del hombre. Sin embargo el campo de entrenamiento ha
presentado progresos, observase, para que un avanzo más grande pueda
ocurrir, ha la necesidad de: utilizar modelos de análisis multinivel,
para estudiar los procesos verticales y horizontales que expliquen los
resultados del entrenamiento; eliminar confusiones teórico-conceptuales
relacionadas a las definiciones de las variables de los modelos de
investigación; examinar la validad convergente de las medidas
utilizadas, para garantizar mas generalidad a los resultados; analizar
cuidadosamente entrenamientos a la distancia, por medio de estudios
científicos que identifiquen variables explicativas de sus resultados.
Citação ABNT:
ABBAD, G.; PILATI, R.; PANTOJA, M. J. Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. RAUSP Management Journal, v. 38, n. 3, p. 205-218, 2003.
Citação APA:
Abbad, G., Pilati, R., & Pantoja, M. J. (2003). Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. RAUSP Management Journal, 38(3), 205-218.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16731/avaliacao-de-treinamento--analise-da-literatura-e-agenda-de-pesquisa/i/pt-br