Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões Outros Idiomas

ID:
16923
Resumo:
As redes organizacionais encontram-se em franca proliferação ho-je no mundo, em função dos condicionantes advindos com a
globalização e as novas tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade associativa parece repercutir, diretamente, na capacidade competitiva das empresas e, também, no incremento da competitividade sistêmica do próprio território onde se insere. Torna-se, portanto, fundamental entender sua lógica de constituição, verificando, em particular, como ocorre a transição que leva as organizações a romperem com a barreira do isolamento para chegarem a um modelo cooperativo, típico dessas novas estruturas. Para isso é necessário identificar e mapear um novo agente social emergente, aqui designado Empreendedor Coletivo, cujo papel é, exatamente, gerar e explorar as sinergias decorrentes de vários tipos de ação coletiva. O propósito neste artigo é analisar a dinâmica e o impacto das redes empresariais na estratégia das empresas e o papel desses novos empreendedores como indutores de capital social — ingrediente vital para o nascimento da confiança e da cooperação que caracterizam os atuais processos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Citação ABNT:
VALE, G. M. V.; AMÂNCIO, R.; LIMA, J. B. Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões. RAUSP Management Journal, v. 41, n. 2, p. 136-146, 2006.
Citação APA:
Vale, G. M. V., Amâncio, R., & Lima, J. B. (2006). Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões. RAUSP Management Journal, 41(2), 136-146.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português