Título Inglês:
Network generation and management: a competitive strategy for businesses and regions
Título Espanhol:
Creación y gestión de redes: una estrategia competitiva para empresas y regiones
Resumo:
As redes organizacionais encontram-se em franca proliferação ho-je no mundo, em função dos condicionantes advindos com a
globalização e as novas tecnologias de informação e comunicação.
Essa modalidade associativa parece repercutir, diretamente, na
capacidade competitiva das empresas e, também, no incremento da
competitividade sistêmica do próprio território onde se insere.
Torna-se, portanto, fundamental entender sua lógica de constituição,
verificando, em particular, como ocorre a transição que leva as
organizações a romperem com a barreira do isolamento para chegarem a um
modelo cooperativo, típico dessas novas estruturas. Para isso é
necessário identificar e mapear um novo agente social emergente, aqui
designado Empreendedor Coletivo, cujo papel é, exatamente, gerar e
explorar as sinergias decorrentes de vários tipos de ação coletiva. O
propósito neste artigo é analisar a dinâmica e o impacto das redes
empresariais na estratégia das empresas e o papel desses novos
empreendedores como indutores de capital social — ingrediente vital para
o nascimento da confiança e da cooperação que caracterizam os atuais
processos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Resumo Inglês:
Globalization and the correlated diffusion of new information and
communication technologies have of late been fostering the growth and
appearance of organizational networks built around micro and small
businesses units. Such units, conjoined in networks, seem to have
enhanced both, their own competitive abilities, as well as their
territorial systemic competitiveness. These new structures, and their
inherent composing logic evince a breakaway from the classical secluded
business unit model, veering towards more cooperative arrangements.
Understanding causalities and trends underlying such developments may be
a useful contribution, particularly as we focalize and bring to the
fore a new emerging social player; the collective entrepreneur. Such a
player’s thought provoking role is geared to the unleashing and
exploitation of sinergies underlying collective action. This paper
purports to look into the dynamics and impact of organizational networks
insofar as they are is linked to the roles played by collective
entrepreneurs as “providers” of social capital. The latter is a vital
component for the propping up of collective trust and cooperative
action, both essentials for growth processes and socioeconomic
development.
Resumo Espanhol:
Actualmente, las redes organizacionales se encuentran en intensa
proliferación en el mundo, lo que adviene de la globalización y de las
nuevas tecnologías de información y comunicación. Dicha modalidad de
asociación parece repercutir, directamente, en la capacidad competitiva
de las empresas y, también, en el incremento de la competitividad
sistémica del mismo territorio en que se inserta. Así, es fundamental
entender su lógica de constitución y verificar, particularmente, cómo
ocurre la transición que lleva las organizaciones a romper la barrera de
aislamiento para que lleguen a un nuevo modelo cooperativo, típico de
esas nuevas estructuras. Para ello, es necesario identificar y delimitar
un nuevo agente social emergente, aquí designado Emprendedor Colectivo.
Su papel es, exactamente, generar y explorar las sinergias que resultan
de varios tipos de acción colectiva. El propósito en este artigo es
analizar la dinámica y el impacto de las redes empresariales en la
estrategia de las empresas y el papel de los nuevos emprendedores como
inductores de capital social - ingrediente vital para el nacimiento de
la confianza y de la cooperación que caracterizan los actuales procesos
de crecimiento y desarrollo socioeconómico.
Citação ABNT:
VALE, G. M. V.; AMÂNCIO, R.; LIMA, J. B. Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões. RAUSP Management Journal, v. 41, n. 2, p. 136-146, 2006.
Citação APA:
Vale, G. M. V., Amâncio, R., & Lima, J. B. (2006). Criação e gestão de redes: uma estratégia competitiva para empresas e regiões. RAUSP Management Journal, 41(2), 136-146.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16923/criacao-e-gestao-de-redes--uma-estrategia-competitiva-para-empresas-e-regioes/i/pt-br