Título Inglês:
VoIP: disruptive innovation in the corporate telephone market
Título Espanhol:
VoIP: innovación disruptiva en el mercado de telefonía corporativa
Resumo:
O uso corporativo dos serviços de telefonia vem sendo transformado pelo VoIP (Voice over IP) ao longo dos últimos anos. Trata-se de uma inovação tecnológica significativa que afeta as empresas fornecedoras tradicionais do mercado corporativo de telefonia, seja pela mudança do modelo de negócios ao qual elas estavam acostumadas, seja por possibilitar a entrada de novos concorrentes. O objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade do modelo de inovação disruptiva proposto por Christensen para compreender o que está acontecendo neste mercado, em específico. Para tanto, os autores coletaram e analisaram, de uma forma sistemática, informações e opiniões publicadas pela imprensa especializada sobre o mercado corporativo de telefonia, considerando o momento de turbulência vivenciado a partir da ascensão da tecnologia VoIP. Observou-se que as empresas incumbentes demoraram em reconhecer a ameaça imposta pelos novos entrantes e pela nova tecnologia por eles proposta e, em um estágio posterior, optou-se por estratégias que envolviam a tentativa de migração de seus produtos tradicionais para uma solução híbrida, em uma abordagem de evolução nitidamente incremental. O produto dos novos entrantes, que no início não satisfazia a necessidade dos clientes tradicionais, evoluiu rapidamente, suprindo antes as necessidades do low end do mercado. Isto lhes permitiu adquirir forças para continuar o desenvolvimento de seus produtos, radicalmente diferentes dos anteriormente disponíveis, até que, a partir de dado momento, o produto passou a suprir também as demandas dos clientes mais exigentes, que passaram a ser atendidos com soluções baseadas na nova tecnologia. Percebeu-se, portanto, que o caso analisado não só pode ser facilmente compreendido a partir do modelo da inovação disruptiva de Christensen, como representa um ótimo exemplo da sua eficácia explicativa.
Resumo Inglês:
VoIP (Voice over IP) has been transforming the corporate market of telephony services in recent years. It represents a signifi cant technological innovation, which affects traditional suppliers, whether by changing the business models to which they were previously accustomed, or by allowing the entry of new competitors. The purpose of this study is to check the applicability of Christensen’s disruptive innovation model to explain what is happening in this specifi c market. To accomplish this, the authors carried out a systematic collection and analysis of information and opinions, which were published in the specialized media on the corporate telecommunications market, considering the turbulent times it faced after VoiP gained momentum. It was observed that the incumbents were slow to acknowledge the threat imposed by the new entrants and the new technologies they were bringing to the market. At a later stage, they chose to develop strategies that involved an attempt to migrate their traditional products to hybrid solutions, following an approach that was clearly incremental. The products of the new entrants to the market, which initially, did not meet the requirements of traditional customers, developed rapidly, to satisfy the needs of the low end market. This provided them with the strength to keep developing their products, which were radically different from those previously available, until the product became apable of pleasing the most demanding customers, who started buying solutions based on the new technology. The authors therefore observed not only that the case analyzed cannot be easily explained by Christensen’s disruptive innovation model, but also that it represents a very good example of its explanatory effectiveness.
Resumo Espanhol:
El uso corporativo de los servicios de telefonía ha sido transformado por el VoIP (Voice over IP) a lo largo de los últimos años. Se trata de una innovación tecnológica signifi cativa que afecta a las empresas proveedoras tradicionales del mercado corporativo de telefonía, ya sea por el cambio del modelo de negocios al cual las mismas estaban acostumbradas, o por posibilitar la entrada de nuevos competidores. El objetivo del estudio fue verifi car la aplicabilidad del modelo de innovación disruptiva propuesto por Christensen para comprender lo que está sucediendo, específi camente, en este mercado. Para ello los autores recolectaron y analizaron, de modo sistemático, informaciones y opiniones publicadas por la prensa especializada sobre el mercado corporativo de telefonía, considerando el momento de turbulencia vivenciado a partir del ascenso de la tecnología VoIP. Se observó que las empresas incumbentes demoraron en reconocer la amenaza impuesta por los nuevos entrantes y por la nueva tecnología por ellos propuesta y, en una etapa posterior, se optó por estrategias que involucraban el intento de migración de sus productos tradicionales hacia una solución híbrida, en un abordaje de evolución nítidamente incremental. El producto de los nuevos entrantes, que al principio no satisfacía la necesidad de los clientes tradicionales, evolucionó rápidamente, supliendo antes las necesidades del low end del mercado. Esto les permitió adquirir fuerzas para continuar el desarrollo de sus productos, radicalmente diferentes a los anteriormente disponibles, hasta que, a partir de determinado momento, el producto pasó a suplir también las demandas de los clientes más exigentes, que pasaron a ser atendidos con soluciones basadas en la nueva tecnología. Se observó, por lo tanto, que el caso analizado no sólo puede ser fácilmente comprendido a partir del modelo de la innovación disruptiva de Christensen, como representa un excelente ejemplo de su eficacia explicativa.
Citação ABNT:
ARMÊNIO NETO, J.; GRAEML, A. R. Voip: inovação disruptiva no mercado de telefonia corporativa. Revista Alcance, v. 17, n. 1, p. 7-21, 2010.
Citação APA:
Armênio Neto, J., & Graeml, A. R. (2010). Voip: inovação disruptiva no mercado de telefonia corporativa. Revista Alcance, 17(1), 7-21.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/2700/voip--inovacao-disruptiva-no-mercado-de-telefonia-corporativa/i/pt-br
Referências:
ÂNGELO, F. Siemens Enterprise Communications anuncia novos rumos após joint-venture. Outubro de 2008. Disponível em: . Acesso em 02/12/2008.
BANERJEE, S. Why do Small Enterprises opt for Peer-to-Peer IP Solutions? Frost & Sullivan, 2006.
CHAPUIS, R. J.; JOEL, A. E. 100 Years of Telephone Switching (1878-1978: Part 1: Manual and Electromechanical Switching). Amsterdam: Elsevier Science Ltd., 1982.
CHRISTENSEN, C. M.; JOHNSON, W. J. e RIGBY, D. K. Foundations for Growth: How To Identify and Build Disruptive New Businesses. MIT Sloan Management Review, 2002.
CHRISTENSEN, C. M. The Innovator’s Dilemma. Boston: Harper Business, 2000.
CHRISTENSEN, C. M. The Innovator’s Solution: O Crescimento pela Inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
CHRISTENSEN, C. M. The Ongoing Process of Building a Theory of Disruption. Journal of Product Innovation Management. v. 23. n. 5. p. 39-55. 2006.
CORNER, S. Intel and Siemens to collaborate on unifi ed comms and VoIP. iTWire, 2006. Disponível em: . Acesso em 18/09/2006.
CORNER, S. Nortel becomes favoured partner in Microsoft unifi ed comms push, iTWire, 2006a. Disponível em: . Acesso em 18/09/2006.
DANNEELS, E. Disruptive Technology Reconsidered: A Critique and Research Agenda. Journal of Product Innovation Management. v. 21. p. 246-258. 2004.
FINE, C. Mercados em Evolução Contínua. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FROST, L. Alcatel, Lucent shareholders OK tie-up, Business Week, setembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 25/09/2006.
GILBERT, C. The Disruption Opportunity. MIT Sloan Management Review, 2003.
GOVINDARAJAN, V.; KOPALLE, K.K. The Usefulness of Measuring Disruptiveness of Innovations Ex Post in Making Ex Ante Predictions. Journal of Product Innovation Management. v. 23. n. 5. p. 12-18. 2006.
GRAEML, Alexandre R.; GRAEML, Karin S. A lógica própria do mercado de produtos de informação. Anais do V Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Industriais, FGV-EAESP, São Paulo, setembro de 2002.
GRAEML, Alexandre R. Sistemas de Informação: o alinhamento da TI com a estratégia competitiva. São Paulo: Atlas, 2003.
GRALLA, P. Throw away your PBX: Why Asterisk may be the VoIP future of your network. Computer World, setembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 18/09/2006.
GREENE, T.; HOCHMUTH, P. Avaya buyout comes with plenty of risk. Network World. v 24. n. 23. p. 6, 2007.
HAMBLEN, M. Executive Shuffl e Follows Avaya Profi t Plunge. Computerworld. July, 31. 2006.
HART, S.; CHRISTENSEN, C. M. The Great Leap: Driving Innovation From the Base of the Pyramid. MIT Sloan Management Review, 2002.
HENDERSON, R. The Innovator’s Dilemma as a Problem of Organizational Competence. Journal of Product Innovation Management. v. 23. n. 5. p. 5-11. 2006.
HETTICK, L. Microsoft: IP-PBX Partner or Competitor? Business Communication Review. July, 2006.
HUBAUX, J. P.; GBAGUIDI, C.; KOPPENHOEFER, S. e LE BOUDEC, J. Y. The impact of the Internet on telecommunication architectures. Computer Networks, 1999.
KASS, D. H. Enterprise VoIP adoption fuels sudden IP PBX boom. America’s Network. January, 2006.
KNIGHT, F. Selsius IP-PBX Gets Ready for Prime Time. Business Communications Review. p. 53, Julho, 1998.
KRAPF, E. Where To Next With Siemens. Communication Business Review. November, 2006.
KUEHN, Richard A. Is Cisco the next big PBX vendor? Business Communications Review. December 1, 1998
LEWIS, C. Voice over IP special report: Voice gets louder. ComputerWeekly.com. Fevereiro de 2006. Disponível em: . Acesso em 19/09/2006.
LIU, Jay; HAJHAMAD, Bassam. The Business of VoIP. Term Paper for the MBA course Technology Strategy (Prof. Rebecca Henderson), MIT Sloan School of Management. May 2005.
MACHOWINSKI, M. Enterprise VoIP adoption in North America will more than double in 2010. Infonetics Research, 2006.
MACHOWINSKI, M. Enterprise VoIP: to adopt or not to adopt? Infonetics Research, 2005.
MARKIDES, C. Disruptive Innovation: In: Need Of Better Theory. Journal of Product Innovation Management. v. 23. n. 5. p. 19-25. 2006.
MEIRELLES, F. S. Informática, novas aplicações com microcomputadores. São Paulo: Makron Books, 1994.
MESSERSCHMITT, D. G. The Convergence of Telecommunications and Computing: What are the implications today? Artigo convidado na revista Proceedings of IEEE. v. 84, n. 8, pp 1167-1186. August, 1996.
MULLINS, R. IBM, 3Com team up on IP telephony. ComputerWorld. October, 2006.
PIERCE, L. The State of Enterprise Telecom and Network Adoption. Forrester Ressearch, 2006.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. São Paulo: Campus, 1986.
RAO, B., NOV, O.; ANGELOV, B. When Disruptive Techonologies Integrate: Evidence from the Skype Case. Polytechnic University, New York, 2005.
RAO, K.; CRISPIN, K.; BANERJEE, S. e GAITONDE, P. Siemens Communications to Shed its Enterprise Solutions Group Could this be the beginning of some mega mergers in the enterprise telephony space? Frost & Sullivan, 2006.
SCHULZRINNE, H. INTERNET telephony or Internet TELEPHONY? Columbia University, 2004.
SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R. A Economia da Informação. São Paulo: Campus, 1999. SULKIN, A. Enterprise Communications Market Enters New Competitive Order. Fevereiro de 2008. Disponível em: . Acesso em 30/12/2008.
SULKIN, A. Enterprise Communications Market Enters New Competitive Order. Fevereiro de 2008. Disponível em: . Acesso em 30/12/2008.
SULKIN, A. IP-Telephony System Market Chugging Along. Business Communication Review. Jan. 2006a. VANDERMATE, Joan. The next VoIP system: pure IP or hybrid? VoIP Planet. Aug, 2006.
SULKIN, A. Who’s #1? Almost Everyone, According to Market Research Reports. Agosto de 2006. Disponível em: . Acesso em 18/09/2006.
VANDERMATE, Joan. The next VoIP system: pure IP or hybrid? VoIP Planet. Aug, 2006.
WEISS, T. R.; HAMBLEN, M. Microsoft Issues Road Map for Unifying Communications Tools. Computer World, Julho de 2006. Disponível em: . Acesso em 18/09/2006.
WETTERAU, J. CTI in the Corporate Enterprise. International Journal of Network Management, 1998.