As certificações sustentáveis e sua relevância para o consumo consciente e os negócios Outros Idiomas

ID:
38260
Resumo:
O presente estudo aborda os temas do consumo consciente e das certificações sustentáveis, e o impacto que estes eles podem ter para as organizações, principalmente no que se refere à produção de bens de consumo e à comercialização dos mesmos. Parte-se de uma revisão da literatura com foco no movimento do consumo consciente e na evolução do tema das certificações sustentáveis, finalizando com uma avaliação do Brasil neste contexto, onde se constatou que poucos estudos acadêmicos sobre o assunto foram realizados de uma maneira geral. Em seguida, relata-se os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas em profundidade. A análise dos resultados da pesquisa aponta um baixo nível de conhecimento e utilização dos selos de certificação. Faltam ao consumidor informações mais simples e objetivas, que facilitem a escolha de produtos mais sustentáveis. Nota-se que as pessoas ainda não perceberam a influência que têm com o seu poder de escolha, mostrando que o consumo pode ser um espaço de disputa política, tanto pelos problemas a ele associados, quanto pela compreensão do consumidor com relação à sua força de mercado.
Citação ABNT:
HAMZA, K. M.; DALMARCO, D. A. S. As certificações sustentáveis e sua relevância para o consumo consciente e os negócios. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2012.
Citação APA:
Hamza, K. M., & Dalmarco, D. A. S. (2012). As certificações sustentáveis e sua relevância para o consumo consciente e os negócios. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 2(2), 1-20.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português