Título Inglês:
The certifications and its relevance to sustainable consumption conscious and business
Resumo:
O presente estudo aborda os temas do consumo consciente e das certificações sustentáveis, e o impacto que estes eles podem ter para as organizações, principalmente no que se refere à produção de bens de consumo e à comercialização dos mesmos. Parte-se de uma revisão da literatura com foco no movimento do consumo consciente e na evolução do tema das certificações sustentáveis, finalizando com uma avaliação do Brasil neste contexto, onde se constatou que poucos estudos acadêmicos sobre o assunto foram realizados de uma maneira geral. Em seguida, relata-se os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas em profundidade. A análise dos resultados da pesquisa aponta um baixo nível de conhecimento e utilização dos selos de certificação. Faltam ao consumidor informações mais simples e objetivas, que facilitem a escolha de produtos mais sustentáveis. Nota-se que as pessoas ainda não perceberam a influência que têm com o seu poder de escolha, mostrando que o consumo pode ser um espaço de disputa política, tanto pelos problemas a ele associados, quanto pela compreensão do consumidor com relação à sua força de mercado.
Resumo Inglês:
This paper addresses the topic of sustainable consumption and ecolabelling, and the impact that these issues have for organizations, especially as regards the production of consumer goods and its marketing/sales. It starts with a literature review focusing on the movement of conscious consumption and the development of the theme of sustainable certifications, ending with an assessment of Brazil in this context, where it was found that few academic studies have been conducted on this topic in general. Then we report the results of an exploratory qualitative research, conducted through in-depth interviews. The results of the research indicates a low level of knowledge and use of sustainable labels. There is a lack of information to consumers, aiming to facilitate the choice of more sustainable products. We noticed that people have not realized the influence they have with their power of choice, showing that consumption can be a space for political debate, both by the problems associated with it, and by understanding the consumers have power to change the business as usual.
Citação ABNT:
HAMZA, K. M.; DALMARCO, D. A. S. As certificações sustentáveis e sua relevância para o consumo consciente e os negócios. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2012.
Citação APA:
Hamza, K. M., & Dalmarco, D. A. S. (2012). As certificações sustentáveis e sua relevância para o consumo consciente e os negócios. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 2(2), 1-20.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/38260/as-certificacoes-sustentaveis-e-sua-relevancia-para-o-consumo-consciente-e-os-negocios/i/pt-br