A Influência da Surpresa Negativa na Adaptação Hedônica Other Languages

ID:
41139
Abstract:
Após certo tempo do uso de um produto ou serviço, o indivíduo tende a sentir menos prazer com o consumo. Esse processo de redução do prazer é chamado adaptação hedônica. Uma das emoções que interferem nesse mecanismo é a surpresa. Por meio de dois estudos experimentais, sugere-se que a surpresa negativa, diferentemente da positiva, interfere no nível de prazer previsto e vivenciado pelo consumidor. O Estudo 1 analisa a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na previsão da adaptação hedônica pós-compra. Os resultados mostram que a surpresa negativa influencia na intensidade da adaptação, aumentando sua força. O Estudo 2 verifica a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na adaptação hedônica. Os achados demonstram que a adaptação ocorre de forma mais rápida quando há surpresa negativa. Em resumo, a ocorrência da surpresa negativa faz com que a adaptação hedônica seja mais rápida e intensa ao longo do tempo, trazendo consequências para empresas e consumidores nos processos pós-compra, relacionados à satisfação e lealdade.
ABNT Citation:
KIELING, A. P.; BREI, V. A.; VIEIRA, V. A. A Influência da Surpresa Negativa na Adaptação Hedônica. Brazilian Business Review, v. 13, n. 3, p. 116-138, 2016.
APA Citation:
Kieling, A. P., Brei, V. A., & Vieira, V. A. (2016). A Influência da Surpresa Negativa na Adaptação Hedônica. Brazilian Business Review, 13(3), 116-138.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/41139/a-influencia-da-surpresa-negativa-na-adaptacao-hedonica/i/en
Document type:
Artigo
Language:
Português
References:
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