Adaptação do Balanced Scorecard: Estudo de Caso em uma Empresa Distribuidora de Combustível Outros Idiomas

ID:
42919
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar e explicar a adaptação do balanced scorecard (BSC), a partir do modelo teórico de Ansari, Fiss and Zajac (2010), em uma distribuidora de combustível (cognominada Companhia Petrolífera), que se caracteriza neste artigo como empresa adotante seguidora. Assim, coloca-se no centro das discussões sobre a difusão de práticas de contabilidade gerencial o processo de adaptação. Os resultados evidenciaram que o BSC adotado na Companhia Petrolífera é compatível com outras tecnologias presentes na organização. No que diz respeito ao aspecto cultural, houve baixo ajuste da prática à cultura organizacional, ao passo que a análise do aspecto político não evidenciou desajustes. Em decorrência desse baixo ajuste cultural entre o BSC e a Companhia Petrolífera, nesta o BSC apresenta alta fidelidade e baixa extensão em relação ao modelo observado na literatura sobre o tema. O artigo segue as evidências teóricas e empíricas de que um padrão específico de adaptação dependerá do ajuste entre as características técnica, cultural e política da prática implementada e as características da empresa. Esse é um aspecto distintivo de nosso estudo, pois busca explicar as variações das práticas organizacionais analisando sua consistência com as necessidades, os objetivos e a estrutura da empresa adotante, considerando especialmente os aspectos culturais e políticos envolvidos no processo de adaptação.
Citação ABNT:
BARROS, O. J. E.; WANDERLEY, C. A. Adaptação do Balanced Scorecard: Estudo de Caso em uma Empresa Distribuidora de Combustível . Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 72, p. 320-333, 2016.
Citação APA:
Barros, O. J. E., & Wanderley, C. A. (2016). Adaptação do Balanced Scorecard: Estudo de Caso em uma Empresa Distribuidora de Combustível . Revista Contabilidade & Finanças, 27(72), 320-333.
DOI:
10.1590/1808-057x201602200
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/42919/adaptacao-do-balanced-scorecard--estudo-de-caso-em-uma-empresa-distribuidora-de-combustivel-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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