Inovação e orientação para o mercado e desempenho no arranjo produtivo local embrionário do vestuário de Londrina/PR Outros Idiomas

ID:
4748
Resumo:
A pesquisa analisa o impacto da inovação e da orientação para o mercado sobre o desempenho das empresas do arranjo produtivo local do vestuário de Londrina. Identifica o grau de orientação para o mercado através da escala Markor, segundo Kohli, Jaworski e Kumar (1993), e a implementação de inovações de produto, processos e inovações organizacionais. O método escolhido é o survey, envolvendo uma amostra de 62 empresas, e foram utilizados o coeficiente de correlação de Pearson e a análise de Clusters. Conclui-se que: a) as empresas são altamente orientadas para o mercado; b) o comportamento inovador do arranjo é baixo; c) o lançamento de novos produtos é a prática inovadora mais utilizada pelas empresas; e d) a orientação para o mercado e a inovação contribuem para o crescimento do faturamento e para o retorno do investimento das indústrias do vestuário de Londrina.
Citação ABNT:
GALÃO, F. P.; CÂMARA, M. R. G. Inovação e orientação para o mercado e desempenho no arranjo produtivo local embrionário do vestuário de Londrina/PR. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 23, p. 87-112, 2009.
Citação APA:
Galão, F. P., & Câmara, M. R. G. (2009). Inovação e orientação para o mercado e desempenho no arranjo produtivo local embrionário do vestuário de Londrina/PR. Revista de Ciências da Administração, 11(23), 87-112.
DOI:
10.5007/11342
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/4748/inovacao-e-orientacao-para-o-mercado-e-desempenho-no-arranjo-produtivo-local-embrionario-do-vestuario-de-londrina-pr/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português