Gestão Estratégica da Inovação Sustentável: Um Estudo de Caso em Empresas Industriais Brasileiras Outros Idiomas

ID:
47899
Resumo:
A inovação sustentável pode estar relacionada a uma postura estratégica e sistemática das empresas no que se refere aos aspectos econômicos, sociais e ambientais, e não apenas a ações isoladas. A experiência de empresas líderes sugere que a incorporação da inovação sustentável em processos e sistemas é essencial para a obtenção de vantagem competitiva. Para tanto, o objetivo deste estudo consiste em caracterizar as especificidades das empresas industriais brasileiras no que diz respeito ao perfil, à gestão estratégica da inovação sustentável, ao modelo de negócios e ao desempenho empresarial. O estudo de natureza qualitativa teve como delineamento o estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras do setor industrial. Os resultados indicaram que nas empresas brasileiras entrevistadas está presente na concepção da estratégia e os esforços de inovação, tanto em produto como em processo, estão alinhados aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Citação ABNT:
KNEIPP, J. M.; GOMES, C. M.; BICHUETI, R. S.; MÜLLER, L. O.; MOTKE, F. D. Gestão Estratégica da Inovação Sustentável: Um Estudo de Caso em Empresas Industriais Brasileiras . Revista Organizações em Contexto, v. 14, n. 27, p. 131-185, 2018.
Citação APA:
Kneipp, J. M., Gomes, C. M., Bichueti, R. S., Müller, L. O., & Motke, F. D. (2018). Gestão Estratégica da Inovação Sustentável: Um Estudo de Caso em Empresas Industriais Brasileiras . Revista Organizações em Contexto, 14(27), 131-185.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n27p131-185
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/47899/gestao-estrategica-da-inovacao-sustentavel--um-estudo-de-caso-em-empresas-industriais-brasileiras-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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