ABEP. Critério de classificação econômica Brasil, jan. 2013.
ALBUQUERQUE, E.M.; CASSIOLATO, J.E. As Especificidades do Sistema de Inovação do Setor Saúde. Revista de Economia Política, v. 22, n. 4 (88), p. 134-151, 2002.
ANJOS, S.S.N.; LEPSCH, S.L. Desejos e necessidades dos clientes: geração de inovações na qualidade na prestação de serviços hospitalares. In: International Conference on Engineering and Technology Education, 11. Proceedings... 2010.
BARBOSA; GADELHA, C.A.G. O papel dos hospitais na dinâmica de inovação em saúde. Revista Saúde Pública, v. 46 (Supl), p. 68-75, 2012.
BARRAS, R. Towards a theory of innovation in services. Research Policy, 1986.
BASTOS, G.A.N.; FASOLO, R.L. Fatores que influenciam a satisfação do paciente ambulatorial em uma população de baixa renda: um estudo de base populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.16, n. 1, p. 114-124, 2013.
BIRKEN S.A.; LEE, D.S.; WEINER, B.J.; CHIN, M. H.; SCHAEFER, C. T. Improving the effectiveness of health care innovation implementation: middle managers as change agents. Medical Care Research and Review, v. 70, n.1, p. 29-45, 2012.
BORA, S.M.; MONTEIRO, M.R.; MACHADO, A.G.C. Orientação para o mercado, aprendizagem geradora e estratégias de inovação: um estudo no setor hospitalar. Revista de Administração Hospitalar, v.10, n.2, pp. 52-64, maio/agosto, 2013.CENSO DEMOGRÁFICO. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2010.
FERNANDES, A.C.; LIMA, J.P.R. Cluster de serviços: contribuições conceituais com base em evidências do polo médico do Recife. Nova Economia [online], v.16, n.1, p. 11-47, 2006.
GALLOUJ F; WEINSTEIN O. Innovation in Services. Research Policy, 26, p. 537-556, 1997.
GODOY, C.V.; SILVA, E.S.; SILVA, J.B. Equipamentos e serviços de saúde da cidade de Fortaleza e a refuncionalização da área central. Encontro Nacional de Geógrafos ENG, 17. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG, 2012.
HERZLINGER, R.E. Why innovation in health care is so hard. Harvard Business Review, May, p.3240, 2006.
HUMAN DEVELOPMENT REPORT 2013. The rise of the south: human progress in a diverse world. New York: United Nations Development Programme, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censos demográficos (1991, 2000 e 2010), contagem populacional (1996) e projeções e estimativas demográficas. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:
. Acesso em maio de 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Industrial Inovação Tecnológica PINTEC: 2011. Rio de Janeiro, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2011. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em março de 2015.
KHATRI, N. et al. Medical errors and quality of care: from control to commitment. California Management Review, v. 48, n. 3, p. 115-141, 2006.
MARTINS, G.; THEOPHILO, C. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Pearson, 2009.
NASCMENTO, P.T.S.; YU, A.S.O.; SOBRAL, M.C. As orientações estratégicas da inovação em produtos populares. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 4, p. 907-930, 2008.
OLIVA, F. et al. Proposição do conceito fit strategy: estratégia de adequação para produtos populares. Economia Global e Gestão, v. 15, p. 63-87, 2010.
OLIVEIRA JR., C.E.S. Serviços: PIB e segmentação. Confederação Nacional de Serviços. 2014. Disponível em http://www.cnservicos.org.br/documentos/economia /001/Setorial_PIB_Segmentacao.pdf, acesso em 09/08/2014.
PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS (PAS). IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, v. 13, p.1-219. 2011.
PESQUISA MENSAL DE ATIVIDADES EM SERVIÇOS. Confederação Nacional de Serviços. Brasília: v.001, maio de 2014.
PFEIFFER, A.M.S.; MAFFEZZOLLI, E.C.F. Estrutura de preferências dos consumidores de baixa renda. Revista Pretexto, v. 12 n. 3 p. 9-28, 2011.
PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2010.
QUECEDO, R.; BLÁZQUEZ, F. Metodología cualitativa: conceitos y características. Documento policopiado. Bilbao – Badajóz, 2002.
QUEIROZ, A.C.S; MALIK, A.M.; STAL, E. Capacidades dinâmicas, inovação e modelos organizacionais: a trajetória de uma organização hospitalar. In: Encontro da ANPAD (EnANPAD), 31. Anais... Rio de Janeiro, 2007.
REED, P. et al. Innovation in patient-centered care: lessons from a qualitative study of innovative health care organizations in Washington State. BMC Family Practice, 2012.
REGONHA, E. Avaliação de custos em clínicas de serviços de saúde. In: Jornada de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde, 4. Anais eletrônicos... 2005: São Paulo. Disponível: www.sindhosp.com.br /hospitalar/eduardoregonha.ppt. Acesso em 22/12/2014.
ROCHA, A. Inclusão social e marketing na base da pirâmide: uma agenda de pesquisa. RAE-Eletrônica, v. 7, n. 2, art. 23, 2008.
ROCHA, A.; SILVA, J.F. (org). Consumo da base da pirâmide: estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
SMITH, H.; FINGAR, P. Business process management: the third wave. Meghan-Kiffer, USA: 2007.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
THAKUR, R.; HSU, S.H.Y.; FONTENOT, G. Innovation in healthcare: issues and future trends. Journal of Business Research, v. 65, p. 562–569, 2012.
TIDD J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TOIVONEN M. Different types of innovation processes in services and their organizational implications. In: Gallouj F; Djellal F. (eds). The Handbook of Innovation and Services, Cheltenham, UK: Elgar, p. 221-250, 2010.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VICTALINO, A.P.V.D. Consultório privado para população de baixa renda: o caso das “clínicas populares” na cidade do Recife. Dissertação de mestrado (Saúde Coletiva). Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina Social, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE: 2004.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZEITHAML, A.V.; BITNER, J.M.; GREMLER, D.D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
ZOLFAGHARIAN, M.; PASWAN, A. Do consumers discern innovations in service elements? Journal of Services Marketing, v. 22, n. 5, p. 338-352, 2008.