Título Inglês:
Structure preferences from low income consumers
Resumo:
O presente estudo teve por objetivo identificar a formação das preferências declaradas da população de baixa renda com uso de análise conjunta no exemplo da compra de televisores, bem como reconhecer as principais fontes de informação e motivos de satisfação e insatisfação no ato da compra. Para tanto, o design metodológico utilizado contemplou um survey de caráter cross sectional na cidade de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por entrevista pessoal em domicílio com uma amostra de n=50, segundo critério de julgamento. Os resultados obtidos mostram que a população de baixa renda analisada, em geral, atribui maior importância à forma de pagamento e à qualidade do produto indicado pelo prestígio da marca. No entanto, há diferenças na estrutura de preferências entre os sexos, fato que sugere o desenvolvimento de estratégias de marketing diferenciadas, tendo em vista que as expectativas e a estrutura cognitiva são particulares a cada perfil de público.
Resumo Inglês:
The present study aimed to analyse the structure of preference formation of low income population by means of conjoint analysis using television as product sample, as as well as to determine the main sources of information, motives for satisfaction and dissatisfaction. The methodological design contemplated a cross sectional survey conducted in the city of Santa Luzia-PB. The data have been collected by face-to-face interviews in the households from a sample size of n=50 selected by judgement. The results show that the low income population place high emphasis on the conditions for paying, and the quality of the product indicated by the prestige of the brand. Differences in the preference structure by sex could be observed, which demonstrates that the target group is not completely homogeneous. It is suggested to carry out segmentation in order to develop marketing strategies which meet thespecific demand profile of each subgroup.
Citação ABNT:
PFEIFFER, A. M. S.; MAFFEZZOLLI, E. C. F. Estrutura de preferências dos consumidores de baixa renda. Revista PRETEXTO, v. 12, n. 3, art. 1, p. 9-28, 2011.
Citação APA:
Pfeiffer, A. M. S., & Maffezzolli, E. C. F. (2011). Estrutura de preferências dos consumidores de baixa renda. Revista PRETEXTO, 12(3), 9-28.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/3875/estrutura-de-preferencias-dos-consumidores-de-baixa-renda/i/pt-br
Referências:
AAKER, D.; KUMAR, V; DAY, G. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
AFONSO, J. R. Descentralização fiscal, políticas sociais, e transferência de renda. ILPES, Serie Gestión Publica, Nr.63, Santiago de Chile, 2007. Disponível em:
. Acesso em: 14 junho 2009.
BATTESINI, M. Método de Análise Conjunta com estimulação em duas etapas. 2002. 134p. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2002.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1975.
JEDNORALSKI, D. Nutzen und Präferenz. Disponível em: http://www.uni-saarland.de/fak5/cmm/Lehre/Decision/Nutzen_Praeferenz.pdf. Acesso em: 28 março 2009.
JUNGERMANN, H.; PFISTER, H.-R.; FISCHER, K. Die Psychologie der Entscheidung. 2. Aufl. München: Elsevier, 2005.
KLEIN, M. Die Conjoint-Analyse. ZA-Information 50, Köln, p.7-45, 2002.
KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2000.
LANCASTER, K. Consumer Demand. A new Approach. New York 1971
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Informações Cadastro Único. Disponível em: http://www.mds.gov.br/adesao/mib/matrizview.asp?IBGE=2513406Acesso em: 10 junho 2009.
MIRANDA, A.P. C. de; LEAO, A. L. M. de; BARROS, M. A. B. Uso integrado da perspectiva econômica e da perspectiva de consumo simbólico: uma análise do critério do consumidor. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_0500.pdf. Acesso em: 14 junho 2009
MYERS, J. H.; SHOCKER, A.D. The Nature of product-related attributes. Research in Marketing, 5, p.211-236, 1981.
PINHEIRO, R. M.; DE CASTRO, G.; SILVA, H.; NUNES, J. M. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
PRAHALAD, C. K.; HAMMOND, A. Serving the world's poor, profitably. Harvard Business Review, 80(9), p. 48-58, 2002
REINERS, W. Multiattributive Präferenzstrukturmodellierung durch die Conjoint Analyse. Münster: LIT Verlag, 1996.
ROCHA DA, A.; FERREIRA DA SILVA, J. Inclusão social e marketing na base da pirâmide: Uma agenda de pesquisa. RAE-electronica, v.7, n.2, jul./dez. 2008. Disponível em: http://rae.com.br/electronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=5367&Secao=ARTIGOS&Volume=7&Numero=2& Ano=2008.Acesso em: 16 dez 2009.
SACHS, J. D. O fim da pobreza. Como acabar com a miséria mundial nos próximos vinte anos. São Paulo: Companhia das Letras. 2005.
SCHNEIDER, W. Marketing und Käuferverhalten. 2. Aufl. München: Oldenbourg, 2006.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TARGET MARKETING. BRASIL EM FOCO – IPC Target, 2008. Disponível em http://www.targetbr.com/downloads/Release_Imprensa_2008.pdf Acesso em 15 de junho de 2009.
TARGET MARKETING. Brasil em Foco – IPC Target, 2009. Disponível em http://www.targetbr.com/downloads/Release_Imprensa_2009.doc Acesso em: 15 dezembro 2009