Título Inglês:
The Effect of Public Spending Quality of Basic Education in Capital Brazil: A Study Based on Indicator of Educational Quality Responsible (IQER-2006/2013)
Título Espanhol:
El Efecto del Gasto Público en la Calidad de la Educación Primaria en las Capitales Brasileñas: Un Estudio Basado en el Indicador de Calidad Educativa Responsible (IQER-2006/2013)
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar os efeitos do gasto público na qualidade da educação do ensino fundamental municipal nas capitais brasileiras. Criou-se o Indicador de Qualidade Educacional Responsável (IQER) para fins de utilização como variável dependente, apurado no período 2006 a 2013, das capitais brasileiras. Como variável independente, adotaram-se os gastos médios por aluno da rede de ensino fundamental no período considerado. Para variáveis de controle, utilizou-se o PIB municipal per capita, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a porcentagem da população com 18 anos, ou mais, com ensino médio completo e Índice Receita Própria. Verificou-se que o aumento do gasto em educação pelas capitais brasileiras provoca uma redução no IQER, o que demonstra a ineficiência na aplicação do gasto. O IDH se mostrou como a melhor variável explicativa para os efeitos positivos no IQER. A pesquisa contribui oferecendo um indicador que possibilita observar uma outra forma de mensurar a qualidade da educação por níveis de fatores, respeitando a cadência do ensino fundamental. Somando-se à nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) o IQER pode ser utilizado como direcionador de alocação de recursos e de monitoramento das metas propostas pelo PNE.
Resumo Inglês:
The aim of this paper is to analyze the effects of public spending on the quality of municipal elementary education in Brazilian capitals. The Responsible Educational Quality Indicator (IQER) was created for use as a dependent variable from 2006 to 2013 in the Brazilian capitals. As an independent variable, the average expenses per student of the elementary school system were adopted during the period considered. For control variables, we used the per capita municipal PIB, the Human Development Index (IDH), the percentage of the population aged 18 or older, with complete high school and Own Revenue Index. It was found that the increase in education spending by the Brazilian capitals causes a reduction in the IQER, which demonstrates the inefficiency in spending application. The IDH proved to be the best explanatory variable for the positive effects on the IQER. The research contributes by offering an indicator that allows us to observe another way to measure the quality of education by factor levels, respecting the cadence of elementary school. In addition to the IDEB (Basic Education Development Index) score, IQER can be used as a resource allocation and monitoring target for the goals proposed by the PNE.
Resumo Espanhol:
El objetivo de este trabajo es analizar los efectos del gasto público en la calidad de la educación primaria municipal en las capitales brasileñas. El Indicador de Calidad Educativa Responsable (IQER) fue creado para usarse como una variable dependiente de 2006 a 2013 en las capitales brasileñas. Como variable independiente, los gastos promedio por alumno del sistema de educación primaria se adoptaron durante el período considerado. Para las variables de control, utilizamos el PIB municipal per cápita, el Índice de Desarrollo Humano (IDH), el porcentaje de la población de 18 años o más, con secundaria completa e índice de ingresos propios. Se encontró que el aumento en el gasto en educación de las capitales brasileñas causa una reducción en el IQER, lo que demuestra la ineficiencia en la aplicación del gasto. El IDH demostró ser la mejor variable explicativa para los efectos positivos en el IQER. La investigación contribuye al ofrecer un indicador que nos permite observar otra forma de medir la calidad de la educación por niveles de factores, respetando la cadencia de la escuela primaria. Además del puntaje IDEB (Índice de Desarrollo de Educación Básica), IQER se puede usar como una asignación de recursos y un objetivo de monitoreo para los objetivos propuestos por el PNE.
Citação ABNT:
SOUZA, M. C. M.; BEZERRA FILHO, J. E. O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação Fundamental nas Capitais Brasileiras: Um Estudo Baseado no Indicador de Qualidade Educacional Responsável (IQER-2006/2013) . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 8, n. 2, p. 119-136, 2018.
Citação APA:
Souza, M. C. M., & Bezerra Filho, J. E. (2018). O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação Fundamental nas Capitais Brasileiras: Um Estudo Baseado no Indicador de Qualidade Educacional Responsável (IQER-2006/2013) . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 8(2), 119-136.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v8i2.5399
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/55913/o-efeito-do-gasto-publico-na-qualidade-da-educacao-fundamental-nas-capitais-brasileiras--um-estudo-baseado-no-indicador-de-qualidade-educacional-responsavel--iqer-2006-2013--/i/pt-br