Fatores determinantes na implementação do Balanced Scorecard em Portugal Outros Idiomas

ID:
6219
Resumo:
O Balanced Scorecard (BSC) é reconhecido, quer no mundo académico quer no mundo empresarial, como uma das mais poderosas ferramentas de Contabilidade de Gestão Estratégica. Neste sentido, desenvolvemos um estudo empírico, consubstanciado num questionário, em outubro de 2004, aplicado às 250 maiores empresas portuguesas, com o objectivo de averiguar qual o nível de conhecimento, utilização e características das empresas que adoptam este instrumento de gestão. As principais conclusões retiradas foram que apesar da maioria dos inquiridos conhecer o BSC e de o considerar mais como uma ferramenta de gestão estratégica do que como um sistema de avaliação do desempenho, a sua utilização em Portugal ainda é reduzida e recente. À semelhança do registado em outros países, o BSC em Portugal ainda está numa fase inicial. O estudo revelou também que são essencialmente as empresas pertencentes ao sector secundário que mais utilizam o BSC. Não obstante, ao contrário de outros estudos, não obtivemos evidência empírica sobre a influência de variáveis como a localização geográfica, dimensão e internacionalização na utilização e conhecimento do BSC em Portugal.
Citação ABNT:
QUESADO, P. R.; RODRIGUES, L. L. Fatores determinantes na implementação do Balanced Scorecard em Portugal. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 94-115, 2009.
Citação APA:
Quesado, P. R., & Rodrigues, L. L. (2009). Fatores determinantes na implementação do Balanced Scorecard em Portugal. Revista Universo Contábil, 5(4), 94-115.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6219/fatores-determinantes-na-implementacao-do-balanced-scorecard-em-portugal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português