Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020) Outros Idiomas

ID:
66381
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi identificar o periódico brasileiro que mais publicou casos para ensino entre 2011 e 2020 e analisar características dessas publicações. Para tanto, realizou- -se uma revisão sistemática da literatura com casos de ensino veiculados em periódicos indexados na biblioteca eletrônica SPELL, e, após considerar o protocolo da pesquisa, a amostra foi composta por 35 casos para ensino publicados na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). Além de identificar o periódico mais proeminente na publicação de casos, a pesquisa indicou: a quantidade de casos publicados por ano; as palavras-chave mais recorrentes; redes de coautoria e autores em destaque; mapeamento das áreas contempladas nos casos; e temas. Os resultados indicam que três grandes áreas concentram maior volume de casos: finanças, estratégia em organizações e gestão de pessoas e relações de trabalho, além de uma dispersão dos temas contemplados, sinalizando tendências e lacunas que podem ser preenchidas com a elaboração de novos casos.
Citação ABNT:
COSTA, S. D. M.; TORRES, T. P. R. Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020) . Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 415-445, 2021.
Citação APA:
Costa, S. D. M., & Torres, T. P. R. (2021). Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020) . Administração: Ensino e Pesquisa, 22(3), 415-445.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2097
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/66381/casos-de-ensino--uma-revisao-sistematica-das-publicacoes-na-revista-administracao--ensino-e-pesquisa--2011-2020--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALBERTON, A.; SILVA, A. B. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212

ALMEIDA, V. C.; MOTA-SANTOS, C. M. Trabalho, Carreira e maternidade: perspectivas e dilemas de mulheres profissionais contemporâneas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 555-582, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1119

AVRICHIR, I.; ALMEIDA, V. M. C. Gulianni de Piacenza: um caso de negociação internacional entre sócios de uma PME (Pequena e Média Empresa). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 319-340, 2011. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.170

AYRES, R. M. S. M.; CAVALCANTI, M. F. R. Desenvolvimento de competências e metodologias ativas: a percepção dos estudantes de graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 52-91, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1668

BASTOS, A. T.; CARMO, C. F.; MATOS, F. R. N.; OGASAVARA, M. H. Guaraná orgânico: eco desenvolvimento e comércio justo. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 173-222, 2014.

BENCKE, F. F.; ROESCH, S. M. A.; OLEA, P. M. Ética nos negócios: o caso da Ar Consultoria Ltda. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 73-91, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.43

BOAVENTURA, P. S. M.; SOUZA, L. L. F.; GERHARD, F.; BRITO, E. P. Z. Desafios na formação de profissionais em Administração no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 1-31, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.775

BRERETON, P.; KITCHENHAM, B. A.; BUDGEN, D.; TURNER, M.; KHALIL, M. Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, v. 80, n. 4, p. 571-583, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jss.2006.07.009

CAMPANI, C. H.; MARANHO, F. S.; ALVARENGA, H. C. A.; LIMA, M. B. A.; GUIMARÃES, R. S. Antera: os desafios da gestão do capital empreendedor. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 509-535, 2016.DOI: https://10.13058/raep.2016.v17n3.470

CAMPOS, R. D.; ALMEIDA, V. M. C. Método do caso: “não sei, não ...” enfrentando as barreiras à implantação do método. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 43-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.42

CHEMELLO, M.; TONDOLO, V. A. G.; DELIBERAL, J. P.; TONDOLO, R. R. P. Produzir ou comprar, eis a questão: o dilema da verticalização da produção. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 4, p. 817-817, 2015. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.386

CHIMENTI, P. C. P. S. Reflexões sobre casos de ensino memoráveis. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 5, p. 376-379, 2020. DOI: https://orcid.org/0000-0002-6492-4072

CORREA, S. C. H.; PAULA NETO, A.; GOSLING, M. Atenção farmacêutica: nem só de medicamento vive uma farmácia. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 606-643, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1043

COSTA FILHO, C. G.; MESQUITA, J. M. C.; FERNANDES, R. B.; CAIXETA, R. P.; CASTRO, C. C. Qual deve ser o tamanho do tubarão para o tanque de peixes? Um caso de ensino envolvendo conflito sem canais de distribuição. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 93-112, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.44

CRUZ, B. P. A. Abre a porta do bar e deixe as ‘mina gerenciar’. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 183-183, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1566

CRUZ, B. P. A.; MONTEIRO, R. A. S. Café nas eleições: o amargo e o doce na gestão estratégica de uma cafeteria. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 426-449, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1293

CUCATO, J. S. T.; URDAN, A. T.; KNIESS, C. T.; LIMA, E. O. Ética empresarial e a postura dos colaboradores na era digital. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 105-123, 2017. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.483

FERNANDES, B. H. R.; SILVA, F. S. B.; SARTORI, R. V. Crescimento rápido e lucrativo na indústria altamente competitiva de telecomunicações: o caso GVT. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 340-380, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.978

FIGUEIREDO, J. A. L.; COIMBRA, M. R.; FERNANDES, B.; ALMEIDA, V. M. C. Stone Pagamentos: armadilhas do crescimento exponencial. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 114-145, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1370

FOSTER, M. K. Quick start guide: how to review teaching cases. The CASE Journal, v. 15, n. 5, p. 362-370, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/TCJ-06-2019-0057

FUKUZAWA, R.; SERRA, R. G. Avaliação da Hering S. A. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 375-415, 2017. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.545

GARCIA, D. C. F.; GATTAZ, C. C.; GATTAZ, N. C. A relevância do título, do resumo e de palavras-chave para a escrita de artigos científicos. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 3, p. 1-9, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190178

GENARI, D.; FACCIN, K.; OLEA, P. M.; ROESCH, S. M. A. Crise organizacional e tomada de decisões. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 297-318, 2011. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.169

GENARI, D.; RAVANELLO, I. T.; MACKE, J. Helena trilhando caminhos na gestão de recursos humanos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 113-146, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.45

GOMERSALL, J. S.; JADOTTE, Y. T.; XUE, Y.; LOCKWOOD, S.; RIDDLE, D.; PREDA, A. Conducting systematic reviews of economic evaluations. International Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 13, n. 3, p. 170-178, 2015. DOI: 10.1097/XEB.0000000000000063

GOMES, M. C.; VALLE, M. R. A tomada de decisão empresarial em finanças: aspectos epistemológicos e paradigmáticos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 92-113, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1368

GUERREIRO, R. S.; MEIRELLES, D. S.; MOTTA, A. M.; PAULA, V. F.; PAULA, V. F. Fênix Sorri O Caso Smiles. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 450-487, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1536

HOFFMANN, E. M.; SOUZA, M. J. B.; KIELING, A. P. Ser ou não ser gay-friendly: o caso da Beauty Factor. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 381-412, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.793

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T.; CAMPOMAR, M. C. O método do caso no ensino de marketing. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 3, p. 52-68, 2007.

KIELING, A. P.; HOFFMANN, E. M.; BOEING, R. Abocanhando o Mercado: O Caso da Rock Hamburgueria. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 153-186, 2017. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.471

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews, Joint Technical Report. Keele: Keele University: NICTA, 2004.

LOURENÇO, C. D. S.; MAGALHÃES, T. F. A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em Administração. Administração: ensino e pesquisa, v. 15, n. 1, p. 11-42, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.41

LUDVIGSEN, M. S.; HALL, E. O.; MEYER, G.; FEGRAN, L.; AAGAARD, H.; UHRENFELDT, L. Using Sandelowski and Barroso’s meta-synthesis method in advancing qualitative evidence. Qualitative Health Research, v. 26, n. 3, p. 320-329, 2016. DOI: 10.1177/1049732315576493

MEDEIROS, C. R. O. Dieselgate: a corporação no banco dos réus. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 402-425, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1045

MELLER-DA-SILVA, F. UENO, H. Y.; SAMPAIO, V. S. A Expansão e aplicação de casos para ensino na aprendizagem de discentes em curso de Administração. Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia, v. 5, n. 1, p. 101-124, 2019.DOI: https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.149

MINNITI, L. F. S.; MELO JÚNIOR, J. S. M.; OLIVEIRA, R. D.; SALLES, J. A. A. The use of case studies as a teaching method in Brazil. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 237, p. 373-377, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2017.02.024

MISHRA, S.; DEY, A. K. Demarcating teaching and research cases. South Asian Journal of Business and Management Cases, v. 10, n. 1, p. 7-10, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1177/22779779211008230

MISHRA, S.; DEY, A. K. Using Case Study Research in Post Graduate Teaching. South Asian Journal of Business and Management Cases, v. 10, n. 2, p. 143-144, 2021b. DOI: https://doi.org/10.1177/22779779211028444

MÜLLER, C. V.; SCHEFFER, A. B. B.; CLOSS, L. Q. Uma viagem pode transformar a sua vida: experiências de vida e carreira na contemporaneidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 425-453, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1786

MURAD, I.; LOURENÇO, C. D. S.; NASCIMENTO, A. P. Poder e conflito nas organizações: o caso de uma empresa familiar do setor de construção civil. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 125-152, 2017. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.490

NASCIMENTO, I. R. T.; SILVA, L. E. N.; GOMES NETO, M. B. ‘Camarão’ só é peixe na vazante da maré: conflitos na gestão de águas em um comitê de bacia hidrográfica. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 454-478, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1841

PARTYKA, R. B.; LANA, J.; GAMA, M. A. B. Um olho no peixe e outro no gato: como as fintechs disputam espaço com os bancos em época de juros baixos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 147-180, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1401

PARTYKA, R. B.; LANA, J.; MARCON, R. A XP e o Itaú Unibanco: dos Produtos de Investimento a Desbancarização. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 214-238, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1749

PINHO, M. L. C. A.; ROCHA, A. Bromélia Filminhos e as Aventuras Internacionais da Galinha Pintadinha. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 3, p. 609-639, 2015. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.286

RIDDLE, E. J.; SMITH, M.; FRANKFORTER, S. A. A Rubric for Evaluating Student Analyses of Business Cases. Journal of Management Education, v. 40, n. 5, p. 595-618, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1052562916644283

RIGO, A. S.; NASCIMENTO, I. R. T.; BRANDÃO, P. M. Tal pai, tal filho? decisões coletivas tendo em conta relações familiares. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 135-160, 2018. DOI: 10.13058/raep.2018.v19n1.734

ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012

RUFINO, M. A.; SILVA, P. Z. P.; LUCENA, W. G. L. Trinta e oito anos em um dia: samarco, é possível recuperar sua legitimidade? Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1339

SALAZAR, V. S.; MORAES, W. F. A.; LEITE, Y. V. P. Grupo Bonaparte: aprendendo com uma cadeia de restaurantes do nordeste brasileiro. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 173-193, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.47

SHEEHAN, N. T.; GUJARATHI, M. R.; JONES, J. C.; PHILLIPS, F. Using Design Thinking to Write and Publish Novel Teaching Cases: Tips from Experienced Case Authors. Journal of Management Education, v. 42, n. 3, p. 135-160, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1052562917741179

SHIEH, R. S.; LYU, J. J.; CHENG, Y. Implementation of the Harvard case method through a plan-do-check-act framework in a university course. Innovations in Education and Teaching International, v. 49, n. 2, p. 149-160, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/14703297.2012.677657

SIMÕES-COELHO, M.; SENDER, G.; DECCAX, R. A.; ALMEIDA, V. M. C. CEO sob desafio duplo: crise econômica e inovação tecnológica. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1116

SOARES NETO, J. B.; SILVA, A. B.; MACHADO, A. G. C. Os chineses estão chegando! O que fazer com meu Marketing mix? O caso da Ramadhes & Cia Ltda. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 147-171, 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.46

STADLER, A.; PAMPOLINI, C. P. G.; MARINHO, S. V.; ALBERTON, A. Qual é a remuneração justa para o trabalhador? o caso do hotel alabama. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 411-436, 2015. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.239

TAMURA, L. Y.The Making of Decision Making. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 177-199, 2016. DOI: 10.13058/raep.2016.v17n1.416

TEMPLIER, M.; PARÉ. A framework for guiding and evaluating literature reviews. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, n. 1, p. 6, 2015. DOI: https://doi.org/10.17705/1CAIS.03706

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

VALDEVINO, A. M.; BRANDÃO, H. A.; CARNEIRO, J. S.; SANTOS, I. A. T.; SANTANA, W. J. P. Caso para ensino como metodologia ativa em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ed. esp., p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.1006

VEGA, G.; AUBRY, M. From the Editors Introducing Teaching Case Studies in Project Management Journal. Project Management Journal, v. 49, n. 1, p. 3-5, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/875697281804900101

WANDEN-BERGHE, C.; SANZ-VALERO, J. Systematic reviews in nutrition: standardized methodology. British Journal of Nutrition, v. 107, n. S2, p. S3-S7, 2012. DOI: 10.1017/S0007114512001432

WEI, L.; LEHMBERG, D.; GUPTA, V.; YOUNG, M. From the New Editorial Team: Publishing Quality Teaching Cases. Asian Case Research Journal, v. 24, n. 1, p. 4-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1142/S0218927520010014

XIAO, Y.; WATSON, M. Guidance on conducting a systematic literature review. Journal of Planning Education and Research, v. 39, n. 1, p. 93-112, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0739456X17723971