Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método Outros Idiomas

ID:
51723
Resumo:
O artigo discute o método de casos para ensino no Brasil. Após a apresentação da trajetória dos casos para ensino em eventos da ANPAD, os autores refletem sobre o significado e as perspectivas teóricas que fundamentam a elaboração de casos para ensino. Discutimos os elementos que caracterizam um bom caso para ensino e os principais problemas no processo de avaliação. De forma mais específica, apresentamos diretrizes para os avaliadores de casos para ensino, enfatizando os objetivos, a relevância para a administração, as informações apresentadas e a redação do caso, além da imparcialidade do autor, do estilo do texto, da qualidade das notas de ensino e da contribuição para a área de administração. As reflexões finais retomam a questão central do título do artigo, ressaltando que a produção de um bom caso para ensino demanda o desenvolvimento de competências específicas, além de experiência e estilo de escrita autoral. Indicamos desafios para os editores de revistas e reforçamos o papel da formação de alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores para a melhoria da qualidade na produção de casos para ensino, como também a importância da estruturação de ambientes de aprendizagem como uma estratégia inovadora para estimular a produção de casos para ensino, tanto no formato tradicional como no multimídia.
Citação ABNT:
ALBERTON, A.; SILVA, A. B. Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018.
Citação APA:
Alberton, A., & Silva, A. B. (2018). Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método. Revista de Administração Contemporânea, 22(5), 745-761.
DOI:
http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/51723/como-escrever-um-bom-caso-para-ensino--reflexoes-sobre-o-metodo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Araújo, M. S. M.; Sousa, S. C. T. (2016). Casos para o ensino: Uma abordagem a partir da linguística de texto. Métodos e Pesquisa em Administração, 1(2), 69-79. http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/mepad/article/view/32193/16726

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração10. (2013). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Brasília, DF, Brasil, 4. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=70

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração11. (2013). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 37. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=68

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração1. (2007). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Recife, PE, 1. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=35

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração12. (2014). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 38. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=73

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração13. (2015). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Salvador, BA, Brasil, 5. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=79

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração14. (2015). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Belo-Horizonte, MG, Brasil, 39. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=78

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração15. (2016,). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Costa do Sauípe, BA, Brasil, 40. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=83

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração16. (2017). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 41. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=89

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração17. (2018). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Porto Alegre, RS, Brasil, 6. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=90

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração18. (2018). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, PR, 42. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=93

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2. (2007). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, 31. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=33

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração3. (2008). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, 32. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=38

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração4. (2009). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Curitiba, PR, Brasil, 2. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=47

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração5. (2009). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP. 33. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=45

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração6. (2010). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 34. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=53

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração7. (2011). Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, João Pessoa, PB, Brasil, 3. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=60

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração8. (2011). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 35. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=58

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração9. (2012). Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, 36. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=63

Bangs, J. (2011). Experiential learning in an organizational leadership program. https://doi.org/10.19030/tlc.v8i10.6109. Journal of College Teaching and Learning, 8(10), 29-34.

Barnes, L. B.; Chistensen, C. R.; Hansen, A. J. (1994). Teaching and the case method: Text, cases, and readings. 3 ed. Boston: Harvard Business School Press.

Bonoma, T. (1989). Learning with cases. Boston: Harvard Business School Publishing.

Booth, C.; Bowie, S.; Jordan, J.; Rippin, A. (2000). The use of the case method in large and diverse undergraduate business programmes: Problems and issues. https://doi.org/10.3794/ijme.11.f. International Journal of Management Education, 1, 62-75. https://www.researchgate.net/profile/Ann_Rippin/publication/253150414_The_Use_of_the_Case_Method_in_Large_and_Diverse_Undergraduate_Business_Programmes_Problems_and_Issue s/links/5449f9230cf2f6388084d892/The-Use-of-the-Case-Method-in-Large-and-DiverseUndergraduate-Business-Programmes-Problems-and-Issues.pdf.

Chang, J. (2003). Strategic management: An evaluation of the use of three learning methods in Hong Kong. Developments in Business Simulation & Experiential Learning, 30, 146-151. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.522.9701&rep=rep1&type=pdf

Cho, Y.; Egan, T. M. (2010). The state of the art of action learning research. https://doi.org/10.1177/1523422310367881. Advances in Developing Human Resources, 12(2), 163-180.

Ellet, W. (2007). The case study handbook: How to read, discuss, and write persuasively about cases. Boston: Harvard Business School Press.

Ellet, W. (2008). Manual de estudo de caso: Como ler, discutir e escrever casos de forma persuasiva. Porto Alegre: Bookman.

Erskine, J. A.; Leenders, M. R.; Mauffette-Leenders, L.A. (1998). Teaching with cases. London, Ontario, CA: Richard Ivey School of Business.

Faria, M. D.; Figueiredo, K.F. (2013). Casos de ensino no Brasil: Análise bibliométrica e orientações para autores. Revista de Administração Contemporânea, 17(3), 176-197. http://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200004. http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf.

Harling, K.; Akridge, J. (1998). Using the case method of teaching. https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6297(199801/02)14:1<1::AID-AGR1>3.0.CO;2-8. Agribusiness, 14(1), 1-14.

Hawes, J. M. (2004). Teaching is not telling: The case method as a form of interactive learning. Journal for Advancement of Marketing Education, 5, 47-54. http://www.mmaglobal.org/publications/JAME/JAME-Issues/JAME-2004-Vol05Issue1/JAME-2004-Vol05-Issue1-Hawes-pp47-54.pdf.

Herbert, A.; Stenfors, S. (2007). Chosing experiential learning methods for management education: The fit of action learning and problem-based-learning. In M. Reynolds & R. Vince (Eds.), Experiential learning and management education. (pp. 221-238). New York: Oxford University Press.

Ikeda, A. A.; Veludo-de-Oliveira, T. M.; Campomar, A. A. (2006). O caso como estratégia de ensino na área de Administração. Revista de Administração, 41(2), 147-157. https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo__o_caso_como_estrategia_de_ensino_na_area_de_administracao.pdf

Jarvis, P. (2006). Towards a comprehensive theory of human learning: Lifelong learning and the learning society. New York: Routledge.

Jennings, D. (2002). Strategic management: An evaluation of the use of three learning methods. https://doi.org/10.1108/02621710210441658. The Journal of Management Development, 21(9/10), 655-665.

Jennings, D. R. (1996). Strategic management and the case method. https://doi.org/10.1108/02621719610146211. Journal of Management Development, 15(9), 4-12.

Kolb, A. Y.; Kolb, D. A. (2005). Learning styles and learning spaces: Enhancing experiential learning in higher education. https://doi.org/10.5465/amle.2005.17268566. Academy of Management Learning & Education, 4(2), 193-212.

Kolb, D. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall.

Leenders, M. R.; Mauffette-Leenders, L. A.; Erskine, J. A. (2001). Writing cases (4th ed.). London, Ontario, CA: Richard Ivey School of Business.

Machado, A. G. C.; Callado, A. A. C. (2008). Precauções na adoção do método de estudo de caso para o ensino de administração em uma perspectiva epistemológica. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512008000500006. Cadernos EBAPE.BR, 6, 1-10.

Mauffette-Leenders, L. A.; Erskine, J. A.; Leenders, M. R. (1997). Learning with cases. London, Ontario, CA: Richard Ivey School of Business.

Merriam, S. B.; Bierema, L. L. (2014). Adult learning: Linking theory and practice. San Francisco: Jossey-Bass.

Moon, J. A. (2004). A handbook of reflective and experiential learning: Theory and practice. London: Routledge Falmer.

Revans, R. (2011). ABC of action learning. Burlington, USA: Gower.

Roberts, M. (1999). Developing a teaching case. [Teaching materials, 9-900-001]. Boston: Harvard Business School Publishing.

Rocha, A. da; Mello, R. C. de. (2000). Marketing de serviços: Casos brasileiros. São Paulo: Atlas.

Roesch, S. M. A. (2007). Casos de ensino em administração: Notas sobre a construção de casos para ensino. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012. Revista de Administração Contemporânea, 11(2), 213-234.

Roesch, S. M. A.; Fernandes, F. (2007). Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas.

Rollag, K. (2010). Teaching business cases online through discussion boards: Strategies and best practices. https://doi.org/10.1177/1052562910368940. Journal of Management Education, 34(4), 499-526.

Rosier, G. (2002). Using reflective reports to improve the case method. https://doi.org/10.1108/02621710210437563. The Journal of Management Development, 21(7/8), 589-597.

Silva, A. B. (2014). Reflexões teórico-práticas de um sistema de aprendizagem-em-ação para a educação em administração. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 1, Rio de Janeiro, RJ, 28.

Silva, A. B. (2016). Action learning: Lecturers, learners, and managers at the center of management education. In M. T. Lepeley, E. V. Kimakovitz, & R. Bardy (Eds.), Human centered management in executive education: Global imperatives, innovation and new directions. (pp. 126-139). London: Palgrave Macmillan.

Silva, A. B.; Lima, T. B.; Sonaglio, A. L. B.; Godoi, C. K. (2012). Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.97. Administração: Ensino e Pesquisa, 13(1), 9-41.

Smith, P. A. C. (2001). Action learning and reflective practice in project environments that are related to leadership development. https://doi.org/10.1177/1350507601321003. Management Learning, 32(1), 31-48.

Sofo, F.; Yeo, R. K.; Villafañe, J. (2010). Optimizing the learning in action learning: Reflective questions, levels of learning and coaching. https://doi.org/10.1177/1523422310367883.Advances in Developing Human Resources, 12(2), 205-224.