Um storytelling da pré-escrita, escrita e pós-escrita de um caso para ensino Outros Idiomas

ID:
66384
Resumo:
O presente texto é um relato de experiência de um educador que usa da estratégia de storytelling para narrar seu processo de construção de um caso para ensino que é dividido em três etapas, são elas: (i) o processo de pré-escrita do caso – que tem como principal característica a definição aprofundada dos personagens e de possíveis conflitos, do contexto organizacional e das teorias utilizadas em um caso verossímel à realidade; (ii) o processo de escrita do caso – momento em que o autor evidencia os diálogos entre personagens e seus vínculos emocionais e afetivos, conecta o enredo com as teorias e apresenta elementos da realidade para aproximar o leitor daquele enredo e despertar seu interesse; e (iii) o processo de pós-escrita – momento em que se constroem as notas de ensino e se adequa o texto às exigências da literatura e do periódico a ser submetido o caso para ensino. Adicionalmente, conecta-se esse relato subjetivo do autor neste processo de sistematização da construção de casos para ensino aos resultados obtidos por ele como educador em disciplinas de graduação, com resultados dentro da sala de aula (interesse dos alunos na resolução dos casos) e fora da sala de aula (publicação dos casos em revistas e capítulos de livros com autoria dos alunos a partir dos seus trabalhos finais na disciplina).
Citação ABNT:
CRUZ, B. P. A.Um storytelling da pré-escrita, escrita e pós-escrita de um caso para ensino . Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 490-490, 2021.
Citação APA:
Cruz, B. P. A.(2021). Um storytelling da pré-escrita, escrita e pós-escrita de um caso para ensino . Administração: Ensino e Pesquisa, 22(3), 490-490.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2096
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/66384/um-storytelling-da-pre-escrita--escrita-e-pos-escrita-de-um-caso-para-ensino-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ACKERMAN, R.; MASLIN-OSTROWSKI, P. Developing Case Stories: An Analysis of the Case Method of Instruction and Storytelling in Teaching Educational Administration, Annual Meeting of the American Educational Research Association, 1995. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED390132

ALBERTON, A.; SILVA, A. B. da. Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método, Rev. Adm. Contemp., vol. 22, n. 5, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212

ARAUJO, M. da S. M.; SOUSA, S. C. T. de. Casos para o ensino: uma abordagem a partir da Linguística de Texto, Métodos e Pesquisa em Administração, vol. 1, n. 2, 2016, pp. 69-79.

BASSANO, C. et al. Storytelling about places: Tourism marketing in the digital age, Cities, v. 87, April, 2019, pp. 10-20. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.12.025

BEIGI, M.; CALLAHAN, J.; MICHAELSON, C. A Critical Plot Twist: Changing Characters and Foreshadowing the Future of Organizational Storytelling, IJMR, vol. 21, n. 4, 2019, pp. 447-645. DOI: https://doi.org/10.1111/ijmr.12203

CARRILHO, K.; MARKUS; K. Narrativas na construção de marcas:storytelling e a comunicação de marketing, Organicom, Memória Institucional, Narrativas e Storytelling, v. 11, n. 20, 2014, pp. 128-136. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224

CARTON, G.; MOURICOU, P. Is management research relevant? A systematic analysis of the rigor-relevance debate in top-tier journals (1994–2013), M@n@gement, v. 20, n. 2, 2017, p. 166-203. DOI: https://doi.org/10.3917/mana.202.0166

CRUZ, B. DE P. A. Abre a porta do bar e deixe as “Mina Gerenciar”. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 183-213, 1 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1566

CRUZ, B. DE P. A.; DUTTON, A. Cozinhando Sonhos: como futuros gastrônomos planejam empreendimentos socialmente responsáveis. Curitiba: CRV, 2019.

CRUZ, B. DE P. A.; MONTEIRO, R. A. DA S. Café nas Eleições: o amargo e o doce na gestão estratégica de uma cafeteria. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 426-449, 2 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1293

CRUZ, B. DE P. A.; MONTEIRO, R. A. DA S. Gastronomia, Cerveja Artesanal e Slow Food: ideias de negócios sustentáveis. Curitiba: CRV, 2020.

DELONG, T. J.; VIJAYARAGHAVAN, V. Cirque du Soleil, Harvard Business School Case, July, 2002. Disponível em: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=29173

DIAMANTES, T.; OVINGTON, J. Storytelling: Using a Case Method Approach in Administrator Preparation Programs. Education, v. 123, pp. 3-13, 2003.

ELLET, W. Manual de estudo de caso: Como ler, discutir e escrever casos de forma persuasiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

FARHOOMAND, A. Writing Teaching Cases: A Reference Guide, Communications of the Association for Information Systems, vol. 13, 2004, pp. 103-107. DOI: 10.17705/1CAIS.01309

FAWCETT, S. E.; FAWCETT, A. M. The “Living” Case: Structuring Storytelling to Increase Student Interest, Interaction, and Learning, Decision Sciences, vol. 9, n. 1, 2011, pp. 287-298. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4609.2011.00307.x

GIL, A. C. Elaboração de Casos para o Ensino de Administração, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 2, n. 2, 2004.

GREEN, M. C. Storytelling in Teaching, Observer, vol. 17, n. 4, April, 2004.

LEENDERS, M. R.; ERSKINE, J. A. Case Research: The Case Writing Process. London: University of Western Ontario, 1973.

PALACIOS, F.; TERENZZO, M. Storytelling. Alta Books Editora: Rio de Janeiro, 2016.

PULIZZI, J. The Rise of Storytelling as the New Marketing, Publishing Research Quately, v. 28, 2012, pp. 116-123. DOI: https://doi.org/10.1007/s12109-012-9264-5

RAESCH, S. M. A. Relato de Casos para o Ensino, com Apoio na Literatura, Organizações & Sociedade, vol. 4, n. 8, Abril, 1997, pp. 119-142. https://doi.org/10.1590/S1984-92301997000200005

SILVA, A. B. da; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Aprendendo em Ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2021.

SILVA, A. B.; DIAS JÚNIOR, J. J. L.; CANÓS-DARÓS, L. Estratégias de Ensino Ativas e Desenvolvimento de Competências de Estudantes de Administração: proposta de uma escala de mensuração, INNODOCT 2019, 2019, pp. 1069-1078. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2019.2019.10258

SILVA, A. B.; SANTOS, G. T.; BISPO, A. C. K. A. The comics as teaching strategy in learning of students in an undergraduate management program. Mackenzie Management Review, v. 18, n. 1, p. 40-65, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n1p40-65

WOODSIDE, A. G.; SOOD, S.; MILLER, K. E. When consumers and brands talk: Storytelling theory and research in psychology and marketing, Psychology & Marketing, January, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/mar.20203