Submissão e autonomia: Proposições acerca da posição de consumidores no sistema de mercado de imóveis de Porto Alegre Outros Idiomas

ID:
71009
Periódico:
Resumo:
Para a disciplina de macromarketing, o resultado desejado de um sistema de mercado é a melhoria da qualidade de vida de seus participantes através de ações cooperativas, especialização e possibilidade de trocas voluntárias. Entretanto, os fluxos dos sistemas de mercado são moldados por seus agentes, que competem hierarquicamente, e, portanto, necessitam de regras de conduta e instituições balizadoras. O objetivo desse artigo é entender como a previdência de alguns agentes afeta a sua posição de submissão ou autonomia dentro do sistema de mercado e como isso é potencializado através das gerações. Para tanto, foi realizada pesquisa no mercado imobiliário de Porto Alegre, junto a moradores de diferentes bairros e contextos sociais. A coleta de dados combinou observação participante, entrevistas em profundidade e análise de material de divulgação de empresas do setor. Por fim, constatou-se que a diferença na preocupação de agentes com previdência, a disponibilidade de recursos dos agentes e a capacidade de ação estratégica destes geram posições relativas de submissão ou autonomia no sistema de mercado, além de potencializar o aumento da desigualdade social e a formação de sistemas de mercado paralelos.
Citação ABNT:
MÜLLER, M. L.; SAUERBRONN, J. F. R.; FONSECA, M. J. Submissão e autonomia: Proposições acerca da posição de consumidores no sistema de mercado de imóveis de Porto Alegre. Revista ADM.MADE, v. 26, n. 2, p. 53-70, 2022.
Citação APA:
Müller, M. L., Sauerbronn, J. F. R., & Fonseca, M. J. (2022). Submissão e autonomia: Proposições acerca da posição de consumidores no sistema de mercado de imóveis de Porto Alegre. Revista ADM.MADE, 26(2), 53-70.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/71009/submissao-e-autonomia--proposicoes-acerca-da-posicao-de-consumidores-no-sistema-de-mercado-de-imoveis-de-porto-alegre/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed., Porto Alegre: Zouk, 2007. (Obra original publicada em 1979)

CARVALHO, E. G. Notas para a discussão do tempo na economia: uma modelagem heterodoxa. Revista de Economia Política, v. 38, n. 1, p.150-166, 2018.

CHAGAS, C.; NETTO, R. O Método hermenêutico-dialético aplicado às ciências sociais: uma análise sobre sua utilização para o estudo do tráfico de drogas. Textos & Contextos, v. 18, n. 2), p.1-13, 2019.

DJELIC, M. L.; QUACK, S. Overcoming path dependency: path generation in open systems. Theory and Society, v. 36, n. 2, p. 161-186, 2007.

FISK, G. Marketing Systems an introductory analysis. New York: Harper & Row, 1967.

GOLDSTONE, J. A. Initial conditions, general laws, path dependence, and explanation in historical sociology. American Journal of Sociology, v. 104, n. 3, p. 829-845, 1998.

HACKLEY, C. Doing research projects in marketing, management and consumer research. New York: Routledge, 2003.

HOPPE, H. H. Uma breve história do homem: progresso e declínio. São Paulo: LVM Editora, 2018.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KENNEDY, A. M. Macro-social marketing research: philosophy, methodology and methods. Journal of Macromarketing, v. 37, n. 4, p. 347-355, 2017.

LAYTON, R. A.; DUFFY, S. Path dependency in marketing systems: where history matters and the future casts a shadow. Journal of Macromarketing, v. 38, n. 4, p. 400-414, 2018.

LAYTON, R. A. Formation, growth, and adaptive change in marketing systems. Journal of Macromarketing, v. 35, n. 3, p. 302-319, 2014.

LAYTON, R. A.; GROSSBART, S. Macromarketing: past, present and possible future. Journal of Macromarketing, 26(2), 193-213, 2006.

LAYTON, R. A. Marketing systems a core Macromarketing concept. Journal of Macromarketing, v. 27, n. 3, p. 227-242, 2007.

LAYTON, R. A. Marketing systems – looking backward, sizing up and thinking ahead. Journal of Macromarketing, v. 39, n.2, p.208-224, 2019.

LAYTON, R. A. Marketing systems, macromarketing and the quality of life. In: MACLARAN, P.; SAREN, M.; STERN, B., & TADAJEWISKI, M. The Sage Handbook of Marketing Theory. London: Sage, 2009b.

LAYTON, R. A. On economic growth, marketing systems, and the quality of life. Journal of Macromarketing, v. 29, n. 4, p. 349-362, 2009a.

LAYTON, Roger A.; DOMEGAN, Christine. The next normal for marketing – the dynamics of a pandemic, provisioning systems, and the changing patterns of daily life. Australasian Marketing Journal, v. 29, n. 1, p. 4-14, 2021.

MAIXÉ-ALTÉS, J. C.; BALAGUER, R. C. Structural change in peripheral European markets: Spanish grocery retailing, 1950-2007. Journal of Macromarketing, v. 35, n. 4, p. 448-465, 2015.

MENGER, K. Princípios de economia política (J. Baraúna, Trad.) São Paulo: Abril Cultural. (Obra original publicada em 1871)

MULLAINATHAN, S., & SHAFIR, E. Escassez: uma nova forma de pensar a falta de recursos na vida das pessoas e nas organizações. Rio de Janeiro: Best Business, 2016.

OLIVEIRA, A. Projetos em waterfronts na era do empresariamento urbano: o caso do Porto Maravilha e da gentrificação da zona portuária carioca. Arq.Urb. v. 30, p. 72-85, 2021.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Conheça Porto Alegre. Acesso em: 05 de maio de 2020. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/gp/projetos/conheca-porto-alegre

REDMOND, William. Marketing systems and market failure: a macromarketing appraisal. Journal of Macromarketing, v. 38, n. 4, p. 415-424, 2018.

RODRÍGUEZ, M. C.; RODRÍGUEZ, M. F.; ZAPATA, M. C. (2015). La casa propia, un fenómeno en extinción. Cuadernos de Vivienda y Urbanismo, v. 8, n. 15, p. 52–69, 2015.

ROUSSEAU, J. J. A Origem da Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.

SAUERBRONN, J. F. R.; BERARDINELLI, R. P.; SILVA, K. P. A construção dos sistemas de mercado na perspectiva do macromarketing. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 12, p. 158-170, 2022.

SAVITT, R. Historical research in marketing. Journal of Marketing, v. 44, n. 4, p. 52-58, 1980.

SHIMBO, L.; SANFELICI, D.; MARTINEZ-GONZALEZ, B. Consultorias imobiliárias internacionais e racionalidade financeira na avaliação e gestão de imóveis em São Paulo. Eure, v. 47, n. 140, p. 221-242, 2021.

VAIDYANATHAN, R.; VAIDYANATHAN, V.; WADHWA, V. Exploring entrepreneurs’ perceptions of venture capitalists’ added value. Journal of Macromarketing, v. 39, n. 4, p. 447-462, 2019.