Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior Outros Idiomas

ID:
7504
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é identificar quais crenças/valores e interesses influenciaram as estratégias da então Unidade de Curitiba do Cefet-PR, diante das mudanças na política da educação profissional brasileira, no período de 1996 a 2005. O trabalho utilizou como método o estudo de caso simples, sendo que os dados secundários foram obtidos por meio de consulta a documentos diversos e os primários mediante observação direta e entrevistas semiestruturadas com os dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização. A análise dos dados empregou procedimentos descritivo-qualitativos, mediante análise de congruência entre os dois grupos investigados, que contou com o auxílio de análise quantitativa para definir o grau de importância relativo dos itens das variáveis identificadas para cada um dos grupos. Os resultados obtidos permitiram concluir que crenças/valores e interesses de maior importância relativa influenciaram estratégias consideradas de maior importância relativa pelos grupos. E, por outro lado, crenças/valores e interesses de menor importância relativa influenciaram estratégias com esse grau de importância. Ficou caracterizado que existem diferenças entre a importância atribuída pelos dois grupos de dirigentes com relação às variáveis identificadas, explicando os diferentes posicionamentos diante das mesmas pressões ambientais.
Citação ABNT:
JACOMETTI, M.Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior. Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 15, p. 137-160, 2012.
Citação APA:
Jacometti, M.(2012). Cultura organizacional e interesses na definição de estratégias: o caso de uma instituição de ensino superior. Revista Organizações em Contexto, 8(15), 137-160.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7504/cultura-organizacional-e-interesses-na-definicao-de-estrategias--o-caso-de-uma-instituicao-de-ensino-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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